publicidade

Bola de fogo explode sobre o mar da Tasmânia; veja o vídeo

24/11/2020 às 14:002 min de leitura

Na última quarta-feira (18), um meteoro cruzou o céu da Austrália, passando pela região da costa sul da Tasmânia, antes de explodir acima do oceano. O fenômeno chamou a atenção de quem estava por perto, mas o curioso é que as imagens da bola de fogo foram capturadas apenas por uma embarcação navegando na região.

De acordo com relatos dos tripulantes do navio de pesquisa Investigator, operado pela Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO), o meteoro brilhante foi filmado por uma câmera de transmissão ao vivo da embarcação, enquanto riscava o céu e se desintegrava sob o mar da Tasmânia.

“O que vimos na análise das imagens da transmissão ao vivo nos surpreendeu, o tamanho e o brilho do meteoro foram incríveis”, comentou o gerente de viagem da agência de pesquisa científica nacional da Austrália John Hooper. Ele disse ainda que a rocha espacial cruzou diretamente à frente do Investigator, se partindo logo após passar por ali. Veja as imagens no tweet abaixo:

https://twitter.com/CSIRO/status/1329242744238338049

A filmagem ocorreu por volta das 21h21 (horário local), a cerca de 100 km ao sul da costa da Tasmânia. O navio da CSIRO está na área realizando o trabalho de mapeamento do fundo do mar do Parque Marinho Huon, além de conduzir estudos oceanográficos e participar de testes de equipamentos marítimos.

No lugar certo e na hora certa

Capturar as imagens do meteoro explodindo no céu da Austrália foi um “golpe de sorte”, segundo Hooper, tanto que não há nenhum outro registro visual do bólido explodindo, mesmo com muitas pessoas tendo relatado a visão do objeto à imprensa local.

“As câmeras estão por toda parte, em nossos bolsos e ao redor de nossas cidades, mas devem ser apontadas no lugar certo na hora certa — o RV Investigator estava naquele lugar e na hora”, disse o pesquisador da CSIRO Astronomy and Space Science Glen Nagle.

Navio que gravou as imagens tem o sugestivo nome Investigator. (Fonte: CSIRO/Divulgação)
O navio que gravou as imagens do bólido explodindo sob o mar tem o sugestivo nome Investigator. (Fonte: CSIRO/Divulgação)

Outra informação revelada pela tripulação da ponte do navio é que a rocha espacial tinha uma cor verde brilhante, diferentemente da tonalidade mostrada no vídeo, pois a gravação foi feita em preto e branco.

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: