Preço da Terra: veja quanto custa o nosso planeta

02/12/2020 às 04:002 min de leitura

No mês de novembro, o site de sustentabilidade TreeHugger publicou uma avaliação de um dos imóveis mais valiosos do planeta: ele próprio. Um assistente de astronomia e professor de astrofísica da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, nos EUA, avaliou o planeta Terra em US$ 5 quatrilhões, cerca de R$ 26,7 quatrilhões.

Greg Laughlin, o criador da fórmula de avaliação planetária, chegou ao valor após medir a massa do planeta, temperatura, idade e outros fatores, levando sempre em conta a capacidade de sustentar vida. Logicamente, para que potenciais compradores tenham uma base de comparação, ele avaliou outros mundos.

Por exemplo, o planeta Marte, embora esteja sendo alvo de planejamento de uma colônia por parte do bilionário Elon Musk, foi avaliado por Laughlin por apenas US$ 16 mil (R$ 85,5 mil). É um preço modesto quando comparado a Vênus, avaliado apenas em US$ 0,01.

Qual é o sentido de avaliar a Terra?

Fonte: Freepik

Logicamente, o professor Laughlin não tem nenhuma expectativa que sua fórmula leve, por exemplo, a descoberta de um número maior de exoplanetas, sendo apenas “uma regra quantitativa para determinar o valor observacional relativo dos planetas extrassolares que estão sendo descobertos”, afirmou ao Treehugger.

Ao jornal britânico Daily Mail, Laughlin explicou que conseguir traduzir em valores monetários um bem considerado importante e insubstituível tem um propósito. Para ele, “A fórmula faz com que você perceba o quão preciosa a Terra é, e espero que nos ajude como sociedade a proteger o que temos”.

Fonte: iStock

Quando você tem um número real, percebe que não pode se dar ao luxo de substituir o planeta tipo “queima e depois compra outro”. Porque pagar uma conta de US$ 5 quatrilhões demandaria um século de PIB global. Mas, a essa altura, talvez o valor de Laughlin caísse, porque o planeta estaria com as condições climáticas em declínio devido ao aquecimento global e um crescimento populacional caótico.

Outra utilidade de se ter um valor para o planeta, é que esse espólio passa automaticamente aos nossos filhos e netos. Assim, quando se tem em mãos uma herança da ordem de R$ 26,7 quatrilhões, o mínimo que podemos fazer é cuidar com carinho desse imenso patrimônio, e deixar tudo organizado para os que amamos.