Conheça o planeta descoberto por estagiário em seu 3º dia na NASA

21/01/2021 às 04:002 min de leitura

Uma história ocorrida no verão de 2019 está voltando à cena no Twitter e provocando reações de admiração nas pessoas: um estagiário da NASA, de 17 anos, chamado Wolf Cukier estava em seu terceiro dia no Goddard Space Flight Center em Greenbelt nos EUA, quando descobriu um novo planeta, localizado a 1,3 mil anos-luz da Terra.

Cukier estava pesquisando variações no brilho das estrelas capturadas pelo telescópio espacial TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) e acabou detectando um novo planeta circumbinário (que orbita dois sóis), agora conhecido como TOI 1338b.

Wolf falou à CNN que, logo no seu terceiro dia de trabalho, topou com um fenômeno que pensou ser apenas um binário eclipsante, sistema onde duas estrelas giram uma em torno da outra, e, para nossa visão, se eclipsam entre si a cada órbita. Porém, embora existissem duas estrelas naquele quadrante, o que ele viu foi um planeta totalmente desconhecido.

O sucesso do TOI 1388b

O TOI 1388b se tornou  o primeiro planeta circumbinário do projeto TESS, e é cerca de 6,9 vezes maior do que a Terra. Um dos sóis que ele orbita é aproximadamente 10% mais massivo do que o nosso Sol, enquanto o outro é mais frio, mais escuro e representa um terço da massa da nossa estrela.

Recentemente, uma pessoa colocou as fotos do TOI 1388b no Twitter e o sucesso foi instantâneo. Talvez hipnotizadas pelos tons pastéis e um improvável degradê de rosa chichlete, roxo suave, lavanda e verde claro, as pessoas já retuitaram a postagem mais de 228 mil vezes e pelo menos 1,2 milhão curtiram.

Embora a descoberta de Cukier tenha ocorrido no meio do ano passado, ela só veio oficialmente a público há poucos dias, após uma checagem da NASA. A confirmação foi feita por um programa chamado Eleanor, nome da protagonista do livro Contato, de Carl Sagan, vivida por Jodie Foster no filme homônimo, rodado no Observatório de Arecibo.

A ferramenta de checagem faz uma avaliação se as transições são reais ou resultado de distorções, ou interferências. Fã de Star Wars, Wolf Cukier está animadíssimo pelo fato de ter descoberto um planeta com dois sóis, como Tatooine, o lar de Luke Skywalker na saga. 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: