Perseverance: 7 curiosidades sobre a nova rover de Marte

05/03/2021 às 05:002 min de leitura

Após 8 meses de viagem, a rover Perseverance fez um pouso bem-sucedido em Marte. A sonda foi desenvolvida pela NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, e viajou cerca de 480 milhões de quilômetros desde o seu lançamento. Por ser uma das sondas mais tecnológicas já criadas pela agência, seu funcionamento chamou a atenção de muitos entusiastas do espaço.

Descubra 7 curiosidades sobre a Perseverance, rover de Marte:

1. 7 minutos do terror

Após diversos testes e experimentos já feitos no planeta, concluiu-se que o período para aterrissar no solo após entrar na órbita é de cerca de 7 minutos – conhecidos como os 7 minutos do terror, devido ao perigo para os robôs. Felizmente, a sonda conseguiu completar o percurso com sucesso e pousou no planeta em 18 de fevereiro.

(Fonte: NASA/Reprodução)(Fonte: NASA/Reprodução)

2. Existe vida fora da Terra?

(Fonte: Pixabay/Reprodução)(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Embora o mistério de existência de outras formas de vida fora do nosso planeta seja recorrente na humanidade, a criação da Perseverance foi a primeira missão oficializada com o objetivo de descobrir mais sobre o tema. Por isso, a sonda foi equipada com tecnologias avançadas que vão explorar o planeta em busca desses indícios.

3. Braço mecânico

Uma das maiores funcionalidades da sonda é a presença de um braço mecânico. Ele foi desenvolvido para imitar os movimentos humanos e permite a coleta de amostras de solo e análise das substâncias encontradas no planeta.

(Fonte: NASA/Reprodução)(Fonte: NASA/Reprodução)

4. Microfones tecnológicos

(Fonte: NASA/Reprodução)(Fonte: NASA/Reprodução)

Além disso, ela consegue também imitar os ouvidos humanos! Os microfones presentes na sua construção são os primeiros acessórios deste tipo a serem enviados para outro planeta. Com o recurso, é possível assegurar o funcionamento da rover de Marte e, ao mesmo tempo, capturar os sons do planeta.

5. Bateria nuclear

A sonda funciona com uma bateria nuclear, sendo muito mais eficiente do que os painéis solares enviados na última missão. Para evitar o superaquecimento, ela foi equipada também com sistemas que regulam a temperatura e prolongam a sua duração.

(Fonte: NASA/Reprodução)(Fonte: NASA/Reprodução)

6. Tecnologia dos anos 90

(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Por mais que essa seja a sonda mais tecnológica já criada, alguns de seus recursos remetem aos anos 90. Um desses recursos foi, inclusive, utilizado por empresas como a Motorola: um microprocessador conhecido como RAD750, capaz de gerenciar a estrutura do equipamento.

7. Primeiras imagens

A Perseverance já enviou suas duas primeiras imagens de Marte. A primeira fotografia recebida teve uma qualidade baixa e mostrou o terreno de uma cratera. Em seguida, foi recebida a segunda imagem, colorida e com mais qualidade. Suas câmeras são capazes de detectar qualquer ameaça ao robô e acompanhar os movimentos do braço mecânico.

Um registro em 360 graus da superfície da cratera de Jezero foi capturado. (Fonte: NASA/Reprodução)Um registro em 360 graus da superfície da cratera de Jezero foi capturado. (Fonte: NASA/Reprodução)

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: