'Mona Lisa do Egito' pode representar espécie de ganso extinto

05/03/2021 às 06:002 min de leitura

Anthony Romílio, da Universidade de Queensland, na Austrália, liderou uma equipe de pesquisadores que pode ter descoberto uma espécie extinta de ganso. As conclusões vieram após o estudo da obra Gansos de Meidum, feita há mais de 4.500 anos no Egito. Segundo o portal Science Alert, a espécie retratada é muito parecida com a Anser albifrons, mas não existe mais.

O conjunto ficou conhecido como “Mona Lisa do Egito” devido à relevância, qualidade e aos detalhes retratados nas obras. Ainda segundo o estudo, foi difícil identificar qual era a espécie presente na pintura, pois não existem registros nos livros de ornitologia.

(Fonte: CK Wilkinson/Reprodução)(Fonte: CK Wilkinson/Reprodução)

Animais extintos podem ser descobertos em pinturas antigas

Romílio afirma que essa não é a primeira vez que uma espécie é descoberta por meio da análise de obras antigas. Afinal, a arte era uma forma de representar a realidade na qual os povos antigos viviam e, com isso, estudiosos conseguem reconstruir a história para entender melhor a fauna e flora de um determinado local.

Além de descobrir a nova espécie, o estudo da Universidade de Queensland também conseguiu fazer uma reprodução hiper-realista dos gansos extintos. Com isso, a espécie foi comparada a outros gansos de peito vermelho. Em seguida, o objetivo do grupo de estudos será descobrir como e por que essa espécie específica foi extinta.

(Fonte: CK Wilkinson/Reprodução)(Fonte: CK Wilkinson/Reprodução)

A pintura Gansos de Meidum foi descoberta na tumba de Nefermaat, um vizir egípcio. Encontrada no século XVIII, a obra de arte fazia parte de um conjunto de ilustrações que também mostravam homens capturando pássaros em uma rede como uma oferenda aos donos da tumba.

Atualmente, a obra se encontra no Museu de Antiguidades Egípcias, no Cairo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: