4 fatos curiosos sobre desertos do mundo todo

08/03/2021 às 14:002 min de leitura

Há quem pense que desertos se resumem a uma paisagem amarelada cheia de areia e calor, sem muito a acrescentar. No entanto, eles também são palcos de várias histórias curiosas e interessantes envolvendo tesouros, bases secretas e muito mais. Confira a seguir algumas delas:

1. Árvores no deserto do Saara

(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Um estudo publicado em 2020 na Nature concluiu que existem 1,8 bilhão de árvores em uma área de 1,3 milhão de quilômetros quadrados do deserto do Saara. O detalhe é que a região pesquisada representa somente 20% do Saara e do Sahel; então, o mais provável é que a contagem total de árvores seja bem maior.

A equipe, que reúne especialistas da Agência Espacial Americana (NASA) e de outras instituições, chegou a essa descoberta ao investigar imagens de satélites de alta resolução por meio de inteligência artificial.

2. Vida dentro de pedaços de gelo no Atacama

(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Embora não se trate de algo muito comum, é possível que em alguns desertos surjam as chamadas penitentes, formações sólidas de bicos finos e lâminas de gelo ou neve. Em geral, isso tem a ver com a combinação de determinadas circunstâncias específicas, como altitudes altas e terra extremamente seca.

Em 2019, estudiosos coletaram amostras dessas formações no deserto do Atacama e perceberam que em algumas havia pontos avermelhados, o que nunca havia sido visto até então em penitentes. Após os testes, eles concluíram que se tratava de algas da neve, porém não se sabe como esses organismos entraram nas lâminas de gelo naquela localidade. 

3. Navio com ouro no deserto da Namíbia

(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Em 2016, destroços de um navio foram encontrados por mineiros dentro de uma lagoa seca no deserto da Namíbia. Por conta disso, arqueólogos foram chamados e, após análises, identificaram o navio como sendo o Bom Jesus, que saiu de Portugal em 1533 e simplesmente desapareceu.

Depois de 6 dias de escavações, foi encontrada também uma quantidade de ouro equivalente a cerca de US$ 12,5 milhões.

4. Um lugar chamado Slab City

(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

No deserto do Colorado, existe um lugar chamado Slab City, que surgiu onde antes era a base de treinamento Camp Dunlap, desativada após o fim da Segunda Guerra Mundial. Desde então, o espaço é ocupado por aventureiros e pessoas que não têm aonde ir, devido à falta de condições financeiras. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: