16 personalidades: saiba como fazer o teste que define quem você é

12/06/2021 às 10:003 min de leitura

O autoconhecimento é uma das ferramentas humanas mais poderosas e, atualmente, saber como reagiríamos a diversas situações da vida e sobre como cada uma delas impactaria em nosso comportamento é essencial para encontrarmos nossos caminhos de vida. Felizmente, existem muitas formas de exercitar essa prática e alguns testes foram feitos para promover a descoberta pessoal, como é o caso do MBTI, popularmente conhecido como o Teste das 16 personalidades.

O MBTI — ou Tipologia de Myers-Briggs — é um questionário direto e objetivo que define o tipo psicológico dos participantes através de perguntas com respostas opostas, durando um tempo aproximado de 12 minutos. Para obter os melhores resultados, os interessados no teste devem responder de forma honesta algumas assertivas sobre trabalho, emoções, hobbies, família, amigos e diversos ramos da vida, tratando em uma escala de concordância, neutralidade e discordância.

Assim, a pesquisa automaticamente filtra as respostas e enquadra o resultado em quatro grupos principais — analistas, diplomatas, sentinelas e exploradores — e dezesseis subgrupos, cada um vinculado ao psicológico, comportamento, preferências e tendências do indivíduo, detalhando vantagens, desvantagens e de que forma esse caminho pode ajudar o voluntário em suas decisões.

Confira abaixo cada um dos pilares do teste e descubra sobre o que tratam as 16 personalidades.

Analistas

Os Analistas se destacam por serem pessoas bastante racionais e com força de vontade, possuindo aptidões para pensamentos estratégicos e objetivos, mas sendo prejudicadas em situações onde há a necessidade de relacionamentos interpessoais. Geralmente, essas pessoas estão ligadas a carreiras de exatas e indicam perfis ideais para engenharia, arquitetura e outras carreiras interligadas.

(Fonte: 16personalities / Reprodução)(Fonte: 16personalities / Reprodução)

1. Arquiteto (INTJ-A / INTJ-T)

Detentores de pensamentos críticos e estratégicos, os Arquitetos se destacam por ser excelentes em improvisar racionalmente e passar por todo tipo de situação.

2. Lógico (INTP-A / INTP-T)

Os Lógicos possuem curiosidade por conhecimento e tratam as situações através de ideias inovadoras.

3. Comandante (ENTJ-A / ENTJ-T)

Os Comandantes detêm personalidades de liderança e se destacam em cenários onde devem tomar decisões importantes, sendo capazes de resolver problemas com ousadia e energia.

4. Inovador (ENTP-A / ENTP-T)

Os Inovadores são espertos e curiosos e adoram desafios para testar suas mentes e a perspicácia.

Diplomatas

Os diplomatas são pessoas empáticas e cooperativas que priorizam os ideais, com foco em propostas que têm como base a reflexão e o senso crítico. Assim, esse grupo tem dificuldades em aplicar meios práticos e se opõe a conceitos de dualidade, sendo geralmente atraídos para as áreas de humanas, políticas, relações sociais e direito.

(Fonte: 16personalities / Reprodução)(Fonte: 16personalities / Reprodução)

5. Advogado (INFJ-A / INFJ-T)

Idealista e reservado, o Advogado é um ser inspirador e chama a atenção por ser metódico, tratando de forma incansável as problemáticas.

6. Mediador (INFP-A / INFP-T)

Os Mediadores estão sempre envolvidos em causas nobres e possuem personalidade de pessoas justas e nobres, sempre lidando com altruísmo e serventia.

7. Protagonista (ENFJ-A / ENFJ-T)

Líder carismático e hipnotizante, o Protagonista estampa inspiração e espirituosidade.

8. Ativista (ENFP-A / ENFP-T)

Extremamente sociável, o Ativista é uma pessoa de espírito livre e muito carisma, capaz de enfrentar todo tipo de situação com empolgação e um sorriso no rosto.

Sentinelas

Os Sentinelas são cooperativos e práticos que desejam estabilidade para suas vidas, trabalhando em harmonia para ajudar as pessoas que estão ao seu redor e cumprir objetivos pessoais. Apesar de ser realista e evitar conflitos, esse grupo se destaca negativamente pelo orgulho e pela dificuldade em lidar com opiniões diferentes, algo que os encaixa em áreas como administração, medicina ou ensino.

(Fonte: 16personalities / Reprodução)(Fonte: 16personalities / Reprodução)

9. Logístico (ISTJ-A / ISTJ-T)

Considerados extremamente confiáveis, os Logísticos são práticos, bastante comprometidos e sempre cumprem seus deveres com responsabilidade.

10. Defensor (ISFJ-A / ISFJ-T)

Os Defensores estão sempre prontos para defender as pessoas que estão ao seu lado, acolhendo com senso de empatia e responsabilidade afetiva.

11. Executivo (ESTJ-A / ESTJ-T)

Essa personalidade possui como característica principal a facilidade para gerenciar coisas e pessoas; um típico administrador por ofício.

12. Cônsul (ESFJ-A / ESFJ-T)

O Cônsul é uma pessoa bastante atenciosa que está sempre disposta a ajudar. Além disso, a personalidade se destaca pela sociabilidade e prontidão, não medindo esforços para apoiar os outros.

Exploradores

Os Exploradores são as pessoas mais espontâneas e conectadas ao mundo, que apesar de agirem com agilidade, estão bastante propensas a turbulências, desafios e mudanças constantes. Por conta do grande poder de adaptação, esse grupo está relacionado a carreiras como artes, entretenimento e empreendedorismo.

(Fonte: 16personalities / Reprodução)(Fonte: 16personalities / Reprodução)

13. Virtuoso (ISTP-A / ISTP-T)

Mestres no manuseio de todo tipo de ferramenta, os Virtuosos são "pau pra toda obra" e gostam de experimentar novos caminhos que envolvam ousadia e praticidade.

14. Aventureiro (ISFP-A / ISFP-T)

Os Aventureiros estão sempre pronto para novidades e facilmente aceitam jornadas arriscadas, sempre com muito charme e ousadia.

15. Empresário (ESTP-A / ESTP-T)

Para os Empresários, correr risco é rotina. Essa personalidade está envolvida em processos que envolvam percepção e requeiram energia, tratando com inteligência cada um dos casos. 

16. Animador (ESFP-A / ESFP-T)

Os Animadores deixam e vida mais leve e não são nem um pouco entediantes. O grupo se insere na personalidade mais espontânea e vívida, caracterizando uma alegria intensa e natural.

Para realizar o teste e descobrir um pouco mais sobre sua personalidade, basta acessar o site 16personalities e responder o questionário. Não deixe de compartilhar conosco o resultado e dividir as conclusões com seus amigos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: