O que realmente significa ter '50% de chance de chuva' ?

19/06/2021 às 12:002 min de leitura

Você já ficou confuso ao escutar durante o jornal que haveria "80% de chuva durante a terça-feira"? Apesar desse ser um conceito bem comum no mundo da meteorologia, ele ainda não é muito bem assimilado pela população em geral e pode causar certa dúvida entre os telespectadores, que nunca foram ensinados sobre isso.

Quando alguém escuta que há "80% de chance de chuva", isso não necessariamente significa que existirá 80% de chance de cair água sobre a sua cabeça — o que pode causar certa irritação da população com as previsões do tempo. Por isso, hoje nós entenderemos um pouco mais sobre esse cálculo matemático e o que ele significa.

Índices pluviais

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Ao recebermos a informação de chance de 50% de chuva, logo pensamos que nos molharemos em uma de duas oportunidades. Porém, quando o assunto é meteorologia, esses números deixam de ser tão preto no branco e precisam de uma maior interpretação para sabermos o que eles verdadeiramente representam.

As chances de chuva, também chamadas de probabilidade de precipitação (PdP), envolvem muitos outros fatores do que o simples fato se a água caíra do céu ou não. Para esse cálculo, a área de determinada região entra como outro fator adicional. Portanto, a porcentagem utilizada nas previsões de tempo, na verdade, significam a PdP em absolutamente qualquer região de uma cidade.

Ou seja, quando esse cálculo é feito, ele considera diversos outros pontos da sua cidade ou até mesmo das regiões metropolitanas. Como você já deve saber, nem sempre a chuva cobre um município completo e algumas áreas podem permanecer mais secas do que as outras.

Entendendo o cálculo

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Portanto, a próxima vez que você ver uma porcentagem sendo mostrada na previsão do tempo, lembre-se: o cálculo feito para determinar a PdP é feito multiplicando a probabilidade de chover em alguma região da área de previsão pela porcentagem de área que receberá a chuva, caso ela ocorra.

Mas como assim? Se tivermos 100% de certeza que choverá em apenas 1/3 da cidade, porém imaginamos que esse será o único pedaço da cidade que receberá chuva, a probabilidade de precipitação total para essa região será de aproximadamente 30% apenas. 

Dessa forma, quando a sua TV local anunciar uma PdP de 50% e você não enxergar um único pingo de chuva na sua casa em todos os dias, isso não necessariamente significa que a previsão estava errada. Na verdade, é possível que outra pessoa em outra parte da região esteja recebendo água o tempo todo. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: