6 fatos completamente nojentos sobre a pele humana

23/07/2021 às 14:002 min de leitura

Um fato incontestável é que a pele é o maior órgão do corpo humano. Por mais que o cérebro, o coração ou até mesmo os pulmões ganhem mais atenção, o tecido que reveste nosso corpo é completamente essencial para a nossa existência e simplesmente protege a nossa carne de apodrecer constantemente.

Entretanto, para que isso seja cumprido, a pele também foi programada para morrer o tempo todo, o que pode causar algumas consequências verdadeiramente nojentas. Pensando nisso, nós listamos seis fatos sobre essa importante parte da sua existência que podem acabar revirando o seu estômago. Olha só!

1. Fungos no pé

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Talvez você não saiba, mas os seus pés são um verdadeiro paraíso para o desenvolvimento de fungos, e não são apenas uma ou duas espécies de fungos que habitam o seu corpo neste instante, são várias! 

Segundo um estudo feito pelo Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano, cerca de 40 fungos moram entre os dedos dos pés e mais de 60 criaram residência por baixo das unhas. Entretanto, o lugar mais chamativo é o calcanhar com impressionantes 80 espécies de fungos.

2. Transformação em escamas

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

A pele é formada por uma complexa gama de células, o que pode resultar em algumas falhas genéticas no decorrer do tempo. Esse é o caso de quem sofre da enfermidade ichthyosis vulgaris, que ficou conhecida como "doença das escamas de peixe".

Nesse caso, um gene defeituoso faz a pele descamar ainda mais vagarosamente, fazendo a queratina acumular na superfície do corpo formando uma camada parecida com a pele de répteis e peixes. 

3. Livros humanos

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Você sabia que existem 18 edições confirmadas de capas de livros criadas com pele humana? Estranhamente, não há nenhum padrão entre eles que explique a existência dessas bizarras obras, ou seja, não sabemos se foram criados por rituais religiosos, profissões ou algum grupo de indivíduos específico.

4. Sapatos de couro

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Ao longo da história, são vários os usos bizarros da pele humana, e um exemplo disso é o que foi feito com o cadáver do criminoso Big Nose George. Ele foi executado e teve a pele removida pelo Dr. John Eugene Osborne, a qual foi usada para a confecção de sapatos que o médico vestiu durante a sua eleição como terceiro governador do Wyoming. 

5. Alergia

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Se você é alérgico à poeira, saiba que você é também alérgico à própria pele. Segundo estudos recentes, cerca de 40% a 80% do material presente na poeira da sua casa é composto de pele morta. Isso não é uma surpresa muito grande, visto que estamos descamando o tempo todo. 

6. Suor constante

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

A pele humana não é composta apenas de células mortas. Na verdade, ela está o tempo todo trabalhando, produzindo sebo e muito suor. Ao longo do corpo, são mais de 10 milhões de glândulas sudoríparas que podem produzir até 11 litros de suor em um dia quente de verão. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: