Biólogo se surpreende ao encontrar 'Bob Esponja' e 'Patrick' da vida real

29/07/2021 às 14:002 min de leitura

No dia 27/07, uma postagem do biólogo Christopher Mah chamou a atenção. O especialista em estrelas do mar que diz não fazer esse tipo de referência, mas não conseguiu evitar comparar a imagem registrada com dois famosos personagens de desenho animado: Bob Esponja e Patrick. 

Christopher é biólogo e pesquisador afiliado à Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) e o registro foi feito pelo Okeanos Explorer, que faz parte de uma expedição em alto mar desenvolvida pelo NOAA nas profundezas do Oceano Atlântico. 

O Bob Esponja e Patrick da vida real 

O registro foi feito com um equipamento remoto a 1885 metros de profundidade. Embora já tenha visto várias estrelas do mar, o biólogo diz que evita fazer essa referência, mas na situação não teve jeito. 

Ele reconhece que os personagens não correspondem de fato à verdadeira biologia dos animais. Afinal, o bob esponja é uma referência a uma esponja de limpeza e o Patrick não tem similaridade com uma estrela do mar real. 

O post no Twitter já havia alcançado 2 600 curtidas e a legenda era Bob Esponja e Patrick da vida real. (Fonte: Twitter/@echinoblog/ReproduçãoO post no Twitter já havia alcançado 2 600 curtidas e a legenda era Bob Esponja e Patrick da vida real. (Fonte: Twitter/@echinoblog/Reprodução

A esponja do mar é do gênero Hertwigia e a estrela do mar é do gênero Chondraster, mas o biólogo explicou que é possível que os dois animais fotografados nem sejam registrados ou sejam novas espécies. 

Christopher disse que o tom amarelo da esponja chamou atenção, pois não é algo comum para uma criatura que vive em um habitat tão profundo. O mais comum seria encontrar esponjas laranja ou branco, pois ajuda na camuflagem em um local sem muita luz.

No desenho, parece que as esponjas e as estrelas do mar vivem perto da superfície. Contudo, eles são animais que vivem em profundidade maior. (Fonte: Segredos do Mundo/Reprodução)No desenho, parece que as esponjas e as estrelas do mar vivem perto da superfície. Contudo, eles são animais que vivem em profundidade maior. (Fonte: Segredos do Mundo/Reprodução)

Apesar das semelhanças com a dupla do desenho, o pesquisador elencou diferenças importantes, como o fato das estrelas do mar serem carnívoras e entre os seus alimentos estarem as esponjas do mar. No caso, a estrela do mar consegue estender o seu estômago e digerir a presa com determinadas enzimas. Assim, podemos presumir que a proximidade capturada na foto seria um interesse alimentar entre a estrela do mar na esponja.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: