6 fatos curiosos sobre as lontras

02/08/2021 às 04:002 min de leitura

Pertencentes à família dos Mustelídeos, as lontras são animais extremamente fofos, inteligentes e muito intrigantes. Esses incríveis nadadores costumam residir no litoral, principalmente em rios e lagos, onde se alimentam de peixes, crustáceos e moluscos. E isso não é tudo que sabemos sobre elas. Então, conheça seis fatos impressionantes e curiosos sobre as amáveis lontras e que você provavelmente não sabia, mas irá ficar surpreendido!

1. População em queda

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Atualmente, existem 13 espécies de lontras espalhadas pelo mundo, e apenas uma delas parece estar prosperando. Ao contrário da lontra de rio, a norte-americana, todas as outras 12 espécies hoje estão com populações em queda. Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a caça ilegal e problemas ambientais são as principais ameaças a essa espécie.

2. Cocô diferenciado

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

As fezes das lontras, também chamadas de spraint, servem como uma curiosa ferramenta de comunicação entre espécimes. Ao contrário do que se poderia pensar, esses excrementos podem ser surpreendentemente cheirosos e, segundo algumas pessoas, o odor pode ser descrito como "parecido com chá de jasmim". 

3. Adeptos à adoção

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Um fato completamente adorável sobre as mamães lontras é que elas são ótimas mães adotivas. Em 2001, o Monterey Bay Aquarium (EUA) colocou uma lontra que havia acabado de parir para cuidar de outro bebê resgatado na natureza. Não demorou muito para que ela "se apaixonasse" pelo seu novo filhote e cuidasse dele como se fosse seu filho biológico. Desde então, o aquário tem um sistema para que filhotes resgatados sejam cuidados por mães adotivas antes de poderem ser soltos na natureza.

4. Pelo grosso

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Com mais de 6 milhões de pelos por cm², as lontras são conhecidas por ter o casaco de pelo mais grosso de toda a natureza. Além disso, essas criaturas conseguem armazenar uma quantidade de ar entre suas camadas de pele, o que serve para mantê-las quentes e ajuda na hora de boiar na água.

5. Amizade com humanos

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Quando desenvolvem um laço com os seres humanos, as lontras podem ser extremamente colaborativas. Durante séculos, as lontras de Bangladesh foram treinadas para atuar como pastoras e ajudar os pescadores locais a aumentar o volume de pesca, direcionando cardumes de peixes para as redes.

6. Grandes brincalhonas

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Um fato divertido sobre as lontras é que elas adoram encontrar uma maneira de brincar por aí. Para se ter ideia, elas adoram construir escorregadores ao longo das margens dos rios para se entreterem nos dias em que estão entediadas. Isso que é jeito de ser feliz, né?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: