Como funciona a comunicação dos papagaios?

20/09/2021 às 11:003 min de leitura

É bem provável que, em algum momento da sua vida, você já tenha-se pegado dando risada de um vídeo na internet sobre algum papagaio falando algum tipo de besteira que ele aprendeu com um ser humano. Ao mesmo tempo, também é bem provável que você tenha-se perguntado como é que uma ave consegue fazer esse tipo de som.

Afinal, como é que os papagaios falam? Eles entendem o que estão falando quando se comunicam? Existe algum raciocínio por trás dessas palavras ou eles simplesmente repetem as informações que escutam no dia a dia? Esses são questionamentos comuns no estudo dessas aves e costumam despertar um grande repertório científico. Olha só!

Como os papagaios falam?

Ao contrário dos seres humanos, os papagaios não têm cordas vocais. Enquanto nós temos uma laringe, essas aves têm no lugar uma siringe — órgão responsável por produção e emissão de sons em pássaros. Sendo assim, os papagaios falam ao modificar o ar que passa pela siringe para criar novos sons. 

Esse órgão fica localizado exatamente na parte do corpo dessas criaturas em que a traqueia se divide nos pulmões. Algumas espécies de papagaios, especialmente os papagaios-cinzentos e papagaios-verdadeiros, são notoriamente bons em imitar os seres humanos e reproduzir nossas falas.

Considerando que um papagaio não tem dentes ou lábios, o fato deles conseguirem imitar a sonoridade humana é realmente impressionante; porém, é uma habilidade que desenvolveram ao longo de várias gerações.

Por que os papagaios falam?

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Na natureza, os papagaios usam suas vozes para alertar, cortejar ou para se comunicar com suas crias e também para defender um território. Em comparação com essas espécies, os papagaios domésticos estão a apenas algumas gerações de distância dos seus primos mais selvagens.

A gama de sons que um papagaio pode reproduzir é bastante vasta. Ao mesmo tempo em que podem reproduzir canções muito agradáveis, esses animais também têm o poder de emitir gritos estridentes que te farão desejar não conseguir ouvir nada. Entretanto, existe uma clara separação entre os papagaios selvagens e os domésticos.

Enquanto as espécies que vivem livres usam assovios, gritos e ruídos para se comunicar, como é possível que seus descendentes domésticos tenham criado a habilidade de modificar sua comunicação para sons entendíveis pelos seres humanos? Esse é um tema que ainda vem sendo explorado por pesquisadores, os quais tentam se aprofundar mais nas habilidades vocais dessas aves e também seu senso de ritmo.

Os papagaios entendem os seres humanos?

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Os papagaios fazem parte de um grupo seleto de animais que precisam desenvolver uma interação verbal com seus relativos para interagir um com os outros, é o que indica um estudo feito pela Universidade dos Papagaios, uma instituição nos Estados Unidos que pretende educar os donos dessas aves.

Sendo assim, quanto mais cedo um papagaio for ensinado a vocalizar as coisas, mais fácil será para ele conseguir desenvolver uma linguagem extensa com seu dono. Famílias de pessoas que se comunicam com maior frequência ou que falam um pouco mais alto costumam obter maior sucesso nessa jornada.

Durante esse processo, é bem provável que o papagaio misture um pouco da linguagem humana com os sons naturais que essas aves utilizam na natureza. Mas quando nós estamos tentando falar com eles, será que eles nos entendem? Essa pergunta é um pouco mais complexa do que parece.

Em geral, caso o papagaio em questão tenha recebido contextualização sobre o significado da frase, é bem provável que ele tenha uma certa noção do que aquilo quer dizer. Porém, ele não aprenderá o sentido de uma palavra apenas por repetição ou explicação sonora. A comunicação de um papagaio depende exclusivamente dos hábitos de interação com o seu dono e como essa comunicação pode lhe ajudar a expressar seus desejos.

Como os papagaios são tão inteligentes?

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Você já se indagou se um papagaio seria capaz de manter uma conversa com um ser humano? Por mais incrível que pareça, isso pode ser possível. Apesar de não compreenderem exatamente tudo que nós dizemos, esses pássaros conseguem fazer associações e se lembram de outras frases que são usadas em determinados contextos.

De acordo com o pesquisador Tim Wright, que se especializou na evolução dos mecanismos de comunicação das aves, tudo depende da situação. Para Wright, quando um papagaio te vê entrar em um cômodo e diz "Tudo bem?", ele não necessariamente quer saber se você está bem. Porém, isso pode demonstrar como ele aprendeu que essa é uma frase usada com frequência quando alguém adentra um novo ambiente.

O cérebro dos papagaios, impressionantemente, é bastante similar com a dos primatas, tendo uma larga região que atua como uma via de transmissão de informações entre duas partes essenciais: o córtex e o cerebelo. Esse é um dos fatores que faz que eles processem mais informações e tenham um comportamento mais sofisticado do que outros animais.

Por meio dessas habilidades cognitivas, os papagaios conseguem desenvolver uma enorme gama de talentos, como manusear certas ferramentas ou simplesmente falar com seres humanos. Dessa forma, esse cérebro relativamente "parecido" com o nosso os torna criaturas extremamente fantásticas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: