6 tipos de transporte para quem quer ser amigo da natureza

27/09/2021 às 13:003 min de leitura

Os meios de transporte são imprescindíveis para a maioria de nós, especialmente nos grandes centros urbanos. Por outro lado, eles estão por trás de boa parte dos problemas ambientais, a exemplo da poluição.

Por isso, quem se preocupa com a natureza deve pensar em algumas mudanças e tomar decisões conscientes quando o objetivo é diminuir a pegada de carbono

E uma das maneiras mais simples de começar a fazer a diferença é analisando a maneira como nos locomovemos. A seguir, selecionamos algumas ideias para quem se preocupa com o planeta. Acompanhe!

1. Transporte público

O transporte público é uma das melhores alternativas de locomoção para quem pensa no meio ambiente. Apesar de nem sempre ser o mais confortável, o fato, é que transportar muitas pessoas de uma única vez ajuda a reduzir significativamente os impactos negativos para a natureza. 

(Fonte: Gustavo Novo / Pexels/ Reprodução)(Fonte: Gustavo Novo/Pexels/Reprodução)

Além disso, os ônibus podem chegar ao destino com mais rapidez, visto que boa parte das cidades conta com corredores exclusivos.

2. Trens e metrôs

Os trens e metrôs também podem entrar na lista de meios de transporte amigos do planeta. Contudo, cabe aqui algumas ressalvas. Apesar de contarem com o ponto positivo de ser um transporte em massa, algumas outras ações são necessárias para que as contribuições positivas sejam maiores.

(Fonte: Ketut Subiyanto / Pexels/ Reprodução)(Fonte: Ketut Subiyanto/Pexels/Reprodução)

Por exemplo, se o projeto foi desenvolvido pensando no ecologicamente correto, a redução do impacto ambiental é ainda maior. E, por incrível que pareça, coisas simples como melhorias nos sistemas de tração e freio ou mudanças para uma iluminação de LED, ou inteligente, contribuem para transformar esses meios de transporte em mais uma opção benéfica para natureza.

3. Rodízio

Ok, o rodízio não é exatamente um meio de transporte, mas é um conceito interessante já que parte da mesma lógica do transporte público. Aliás, se várias pessoas do local onde você estuda ou trabalha moram na mesma região, que tal você sugerir essa ideia?

(Fonte: Andrea Piacquadio / Pexels/ Reprodução)(Fonte: Andrea Piacquadio/Pexels/Reprodução)

4. Bicicleta

A bicicleta é outro meio de transporte de baixíssimo impacto para o meio ambiente. Além disso, dependendo do trânsito de onde você mora, ir para o trabalho ou para qualquer outro lugar de bike pode até ser mais rápido. Afinal, você não terá que perder tempo em congestionamentos. Fora isso, ainda tem os benefícios para sua saúde física.

(Fonte: Free-Photos/ Pixabay/ Reprodução)(Fonte: Free-Photos/Pixabay/Reprodução)

Aliás, se você quiser um pouco mais de conforto enquanto diminui sua pegada de carbono, considere uma bicicleta elétrica. Mas é bom dar uma conferida na legislação local antes de adquirir a sua, pois existem lugares que limitam o uso desse meio de transporte.

5. Motos elétricas

As motocicletas tradicionais, quando comparadas com veículos de quatro rodas, têm menos impactos ambientais. Mas é bom lembrar que nem sempre isso é verdade. Algumas chegam a ser mais poluentes que os carros a depender da marca ou modelo.

(Fonte: PublicDomainPictures /Pixabay/ Reprodução)(Fonte: PublicDomainPictures /Pixabay/Reprodução)

Todavia, a tecnologia verde está aí para ajudar a transformar o mundo. Nesse sentido, vale a pena considerar as motos elétricas ou aquelas movidas a biocombustível.

6. Carros elétricos e híbridos

Carros híbridos e elétricos também podem ser uma solução para diminuir os impactos negativos no meio ambiente. Nos últimos anos, é crescente o número de montadoras que investem em maneiras de tornar esses meios de transporte ainda mais eficientes.

(Fonte: Jae Park/ Pexels/Reprodução)(Fonte: Jae Park/Pexels/Reprodução)

Por fim, pensar em utilizar transportes mais ecológicos é apenas uma forma de ajudar o planeta. Se você quiser ampliar ainda mais sua participação positiva, considere outros aspectos de sua vida. Afinal, por menor que pareça sua contribuição, ela é muito importante para um futuro melhor, tanto para o meio ambiente quanto para todos nós.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: