Os 8 animais mais rápidos do planeta

21/10/2021 às 02:003 min de leitura

No reino animal, a velocidade é uma das adaptações mais interessantes na contribuição para a sobrevivência, e muitos grupos se aproveitam dessa qualidade para escapar de predadores naturais, caçar alimentos e realizar movimentos migratórios. Como resultado, a natureza criou indivíduos que, para os humanos, parecem ser motorizados, com muitos deles sendo inalcançáveis até mesmo a olho nu e atingindo uma agilidade absurda mesmo em ecossistemas desafiadores.

Confira abaixo os animais mais rápidos do planeta e descubra em que circunstâncias eles utilizam essa adaptação para sobreviver.

8. Marlim-preto

(Fonte: Marlin Magazine / Reprodução)(Fonte: Marlin Magazine / Reprodução)

Esse peixe grande e magnífico é nativo dos oceanos Índico e Pacífico, o marlim-preto pode nadar a velocidades de até 132 km/h enquanto caça ou foge. Considerado o animal marinho mais rápido do planeta, ele está em constante ameaça por pescadores e caçadores, especialmente por não viver em regiões muito abaixo da superfície.

7. Pato-ferrão

(Fonte: Mundo Ecologia / Reprodução)(Fonte: Mundo Ecologia / Reprodução)

O pato-ferrão, além de ser o maior ganso selvagem do planeta e a maior ave aquática do continente africano, é considerado uma espécie invasora na Europa e se destaca por alcançar 142 km/h. A velocidade é obtida mesmo por indivíduos adultos, que podem pesar até 10 quilos e medir 115 centímetros de altura.

6. Fragata

(Fonte: Pinterest / Reprodução)(Fonte: Pinterest / Reprodução)

Conhecida por ter a maior proporção entre envergadura e peso corporal das aves, com cerca de 1 metro de comprimento, mais de 2 de envergadura e uma cauda longa e bifurcada, a fragata tem, em média, uma velocidade de 153 km/h, conseguindo se manter no ar por mais de 1 semana continuamente. Essas aves não são capazes de andar por terra livre ou nadar.

5. Pombo

(Fonte: InfoEscola / Reprodução)(Fonte: InfoEscola / Reprodução)

Animal comumente visto em todas as regiões urbanas do planeta, o pombo tem habilidades fantásticas de voo e detém uma memória incrivelmente distinta, sendo capaz de lembrar o caminho exato para casa. As aves dessa espécie mantêm uma velocidade máxima de até 160 km/h após um tempo planando e dificilmente são alcançadas por rivais ou predadores naturais.

4. Morcego-de-cauda-livre

(Fonte: Pinterest / Reprodução)(Fonte: Pinterest / Reprodução)

Também conhecido como morcego-guano, o habitante das cavernas atinge velocidades máximas de 160 km/h em seus trajetos, devido ao hábito de aprender a voar ainda com poucas semanas após o nascimento e de já realizar longos movimentos migratórios com os adultos. Nativos da América do Norte e do Sul, o mamífero vive em colônias ocupadas por até centenas de milhares de espécimes.

3. Agulha-de-garganta-branca

(Fonte: eBird / Reprodução)(Fonte: eBird / Reprodução)

Levando em consideração o voo motorizado, ou seja, sem registrar o equivalente ao mergulho, a pequena agulha-de-garganta-branca é a ave mais rápida do planeta, mantendo uma velocidade máxima de até 171 km/h em sua rotina pelas florestas de terras baixas úmidas tropicais ou subtropicais. O animal é nativo da América do Sul e pode ser encontrado em países como Bolívia, Brasil e Peru.

2. Águia-real

(Fonte: Pinterest / Reprodução)(Fonte: Pinterest / Reprodução)

Habitante de grande parte das regiões do Hemisfério Norte, a ave de rapina águia-real alcança uma velocidade de até 320 km/h em suas descidas, quando parte em busca de alimento. O animal é um dos favoritos para treinadores de falcoaria e se destaca por ter uma das mais aprimoradas visões do reino, conseguindo observar pequenos detalhes a metros de distância.

1. Falcão-peregrino

(Fonte: Pesca Gerais / Reprodução)(Fonte: Pesca Gerais / Reprodução)

Ave de rapina diurna de médio porte, o falcão-peregrino é o animal mais rápido do planeta, sendo capaz de registrar velocidades absurdas de até 386 km/h durante seus mergulhos. Isso é possível graças a sua anatomia privilegiada, em que sua envergadura, na fase adulta, pode atingir até 4 metros de extensão, favorecendo a perseguição de presas e longas viagens seguindo correntes de ar.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: