Seja o primeiro a compartilhar

Descubra como funcionam os testes de gravidez de farmácia

Os testes de gravidez vendidos em farmácia são uma maneira bem simples e relativamente rápida de descobrir se a mulher está grávida ou não. O resultado é obtido a partir da aferição do beta HCG, sigla para gonadotrofina coriônica humana, produzido durante a gestação e presente na urina.

Desde que realizado da maneira correta e no período certo, os testes de gravidez vendidos em farmácia são bastante confiáveis. O método costuma ter precisão de 99%, vamos entender um pouco mais sobre seu funcionamento.

Faça o teste após o primeiro dia de atraso da menstruação

(Fonte: Ana Maria/UOL)(Fonte: Ana Maria/UOL)

O atraso da menstruação costuma ser um sinal de alerta para muitas mulheres. A dúvida sobre a possibilidade de um bebê estar a caminho é costumeira, fazendo com que muitas pessoas corram à farmácia mais próxima em busca de uma caixinha das diferentes marcas comercializadas de testes de gravidez.

O primeiro passo é que a mulher faça o exame apenas após o primeiro dia do atraso menstrual. Se este for o seu caso, é importante entender que o procedimento pode dar resultado negativo. 

Ainda assim, a menstruação pode seguir atrasada. Se os sintomas sugestivos de gravidez persistirem, como leve corrimento vaginal cor-de-rosa ou mamas doloridas, você pode repetir o teste entre 3 e 5 dias, porque os níveis do hormônio beta HCG podem estar elevados, sendo mais fácil detectá-lo.

Como fazer o teste de gravidez de farmácia

(Fonte: MD Saúde)(Fonte: MD Saúde)

Idealmente, a mulher deve fazer o teste usando a primeira urina da manhã, pois haverá maior concentração de hormônios. De toda forma, isso não inviabiliza a realização do teste, que segue sendo confiável mesmo se feito em outro período do dia.

Cada marca pode ter suas especificidades, variando a maneira de executar o teste de gravidez de farmácia. De modo a garantir o máximo de confiabilidade, siga sempre as orientações presentes na bula do teste de gravidez. Geralmente, as instruções são as seguintes:

  1. Urine em um recipiente limpo e seco.
  2. Tire a tampa do teste e mergulhe a ponta absorvente na urina por alguns segundos.
  3. Coloque o teste em uma superfície plana. O resultado costuma aparecer entre 1 e 5 minutos depois.

Como saber se o teste deu positivo ou negativo

(Fonte: Marie Stopes)(Fonte: Marie Stopes)

Após concluir as orientações acima e aguardar o tempo indicado para que o dispositivo conclua o teste, os resultados podem ser:

  • Duas riscas: positivo, indica gravidez.
  • Uma risca: negativo, indica não haver gravidez ou que ainda é cedo para detectá-la.
  • "+": positivo, indica gravidez.
  • "-": negativo, indica não haver gravidez ou que ainda é cedo para detectá-la.

O teste de gravidez de farmácia não substitui a importância de uma consulta ginecológica

(Fonte: Dra. Patricia Varella)(Fonte: Dra. Patricia Varella)

Falsos positivos são muito raros. Quando ocorrem, estão conectados à má utilização do produto, ou à validade vencida. Existe a raríssima gravidez química, em que o corpo feminino produz o beta HCG mesmo sem estar gestando.

Já falso negativo, mesmo que incomum, pode vir a acontecer por uma série de razões. Realizar o exame antes do prazo mínimo, por exemplo, pode resultar em falso negativo. Ingestão de líquido em excesso também pode dificultar a detecção do hormônio, ou até no caso de que você utilize medicamentos para fertilidade que contenham o beta HCG.

Atualmente, alguns testes de gravidez, conhecidos como "antecipados", conseguem detectar uma possível gravidez até 6 dias antes do atraso da menstruação. Mas é importante que repita o teste no primeiro dia do atraso menstrual. De toda maneira, não esqueça de consultar um ginecologista de sua confiança.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.