Fazer sexo, comer, beber, malhar: saiba os melhores horários para tudo

30/11/2017 às 03:005 min de leitura

A sensação de que temos mais tarefas do que tempo é cada vez mais frequente e, nesses casos, uma boa dica é programar afazeres conforme o período que se tem disponível. Melhor ainda se você é do tipo que muda seu comportamento e suas decisões com base em descobertas científicas recentes. A galera do Daily Mail publicou uma relação interessante, que explora os melhores horários para fazermos algumas atividades comuns. Confira:

Melhor hora para fazer sexo: entre 7 e 8 da manhã

Pois é. Até mesmo os momentos mais calientes têm um horário ideal, digamos assim. O fato é que o corpo humano atinge um bom nível de produção hormonal durante a manhã. Nos homens, a coisa é ainda mais perceptível. Muito disso tem a ver com a testosterona, que atinge seu pico de produção assim que o dia amanhece.

Além do mais, fazer sexo pela manhã é uma boa pedida para quem acorda descansado depois de uma longa noite de sono. A terapeuta sexual Suzie Hayman explica também que o sexo matinal tende a ter respostas táteis mais sensíveis. Uma pesquisa realizada nos EUA revelou que o tempo das preliminares praticamente dobra quando o sexo acontece pela manhã.

Pela manhã os orgasmos também são mais garantidos e intensos, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Modena, na Itália. A explicação? De acordo com Hayman, essa é a forma que o corpo humano encontra de favorecer a reprodução.

Melhor hora para enfrentar o leão do dia: entre 8 e 9 da manhã

Ir para a academia, fazer aquele trabalho da faculdade ou resolver as pendências burocráticas. Todo mundo tem uma ou outra tarefa pesada ou desgastante para realizar durante o dia e, nesse sentido, o período da manhã parece ser o ideal. Segundo o professor Simon Folkard, da Universidade de Gales, às 8h o corpo humano atinge seu pico de produção de cortisol, o hormônio relacionado ao stress.

Esse cortisol todo acaba aumentando os níveis de açúcar no sangue, nos dando energia para resolver tarefas mais difíceis e complicadas. O cortisol, quando não se apresenta em níveis muito altos, contribui também para que tenhamos determinação para começar e terminar uma tarefa, sem procrastinar.

Melhor hora para fazer compras: entre 10 e 11 da manhã

A regra geral é nunca fazer compras quando se está cansado e/ou com fome – isso todo mundo já sabe. O fato é que às 10 da matina o cérebro já está acordado há três horas, em média. Isso significa que o corpo está com altos níveis de energia, bem alimentado e preparado para tomar decisões certas e não precipitadas.

Essas conclusões foram apresentadas pela psicóloga Stephany Biello, da Universidade de Glasgow. Ela explica que, quando estamos com fome, não conseguimos comprar alimentos para a semana toda, por exemplo, e acabamos dando preferência para petiscos que possam saciar a vontade de comer instantaneamente.

Melhor hora para pedir um aumento: entre 11h e meio-dia

Se você sente que está na hora de conversar com seu chefe a respeito do seu salário, deixe para fazer isso perto da hora do almoço. A explicação para isso está no fato de que depois das 11 da manhã o corpo humano está em seu ápice de energia, garantindo concentração e foco.

O horário é bom para que o funcionário consiga administrar uma possível resposta negativa e pensar em uma tréplica coerente. É uma boa hora também porque seu chefe provavelmente já terá resolvido os problemas mais urgentes do dia.

Em contrapartida, o final do dia é sempre uma péssima hora para querer pedir aumento. De novo, tem a ver com os baixos níveis de energia, o que pode provocar ansiedade, tensão e nervosismo.

É claro que, para toda regra, existe sempre uma exceção. No caso do aumento, se seu chefe é do tipo que trabalha melhor à noite e passa as madrugadas acordado, talvez às 11 da matina ele esteja dormindo ou sem disposição. É bom sempre ter bom senso e reparar nesses detalhes.

Melhor hora para almoçar: entre 1 e 2 da tarde

A questão aqui tem a ver com o funcionamento do sistema digestivo, que a essa altura do dia está muito bem. De acordo com a nutricionista Cath Collins, do St George’s Hospital, em Londres, nesse horário conseguimos digerir melhor o alimento e, de quebra, tendemos a não exagerar na hora de fazer o prato.

Essa regrinha funciona melhor ainda para quem se lembra de comer pequenas porções várias vezes ao dia. O ideal é balancear as refeições de modo que o almoço seja rico em proteína – isso faz com que você tenha um aumento de energia. Refeições com muito carboidrato potencializam aquela sensação de cansaço depois do almoço. Entre os alimentos indicados para uma boa digestão estão o atum e as deliciosas castanhas-do-pará.

Melhor hora para o “chá das 5”: entre 2 e 3 da tarde

A tradição britânica parece precisar de algumas alterações, pelo visto. Ainda de acordo com a nutricionista Collins, o ideal é preferir chá ao café e limitar o consumo para até cinco xícaras por dia (esse número deve ser menor em mulheres grávidas).

Ela explica que o chá tem substâncias capazes de melhorar a qualidade do sangue, nos protegendo de ataques cardíacos e até mesmo de alguns tipos de câncer. Além do mais, ao contrário do café, chás não costumam provocar insônia. Se possível, substitua também os refrigerantes com cola por chá ou água – seu corpo agradece.

Melhor hora para fazer um tratamento de canal: entre 3 e 4 da tarde

Ou nunca, é claro. Agora, se o procedimento for necessário, você pode tentar enfrentar a cadeira do dentista nesse horário. Isso tem a ver com a duração da anestesia, que tende a ser mais longa durante a tarde, de acordo com a British Dental Association.

Agora se o procedimento odontológico for mais simples, talvez ir ao dentista pela manhã seja uma boa escolha. No horário do almoço você possivelmente estará recuperado e pronto para voltar à sua rotina normal.

Melhor hora para praticar exercícios: entre 5 e 6 da tarde

“Estudos têm mostrado que a temperatura do corpo e outros parâmetros físicos atingem o pico ao final da tarde, garantindo músculos mais aquecidos e flexíveis”, disse o personal trainer Justin Way, em declaração publicada no Daily Mail. Way falou também que é nesse horário que o corpo fica mais resistente e ágil.

Além disso, ao final do dia os níveis de cortisol estão mais baixos, o que é um bom negócio para o seu sistema imunológico. Quer mais um motivo para mudar seu horário na academia? Então saiba que mais de 80% dos recordes olímpicos do mundo foram quebrados ao final da tarde. Isso tudo sem falar no fato de que atividades físicas são uma boa maneira de você desestressar depois de um longo dia de trabalho.

Melhor hora para consumir bebidas alcoólicas: entre 6 da tarde e 8 da noite

Se a ideia é fazer um happy hour sem enfiar o pé na jaca e ficar bêbado, o ideal é beber nos horários indicados acima. Depois das 18h, o corpo está trabalhando mais lentamente, o que acaba fazendo com que o álcool chegue à corrente sanguínea sem pressa. Não significa, de forma alguma, que você pode beber todas e que vai se sentir bem e não ter ressaca. Essa dica é válida somente para quem vai tomar um ou dois drinks, com moderação.

Na hora do almoço, por outro lado, evite consumir bebidas alcoólicas – a não ser, é claro, que você possa tirar um cochilo logo em seguida.

Melhor hora para dormir: entre 10 e 11 da noite

É nesse horário que seu corpo começa a produzir a melatonina, que induz o sono. Depois das 22h seu corpo terá uma produção realmente baixa de cortisol, seu coração estará em um ritmo adequado de batimentos e sua temperatura corporal será ideal para o sono.

Para melhorar a qualidade do sono, o ideal é não deitar logo depois de comer e evitar ler ou assistir à televisão. Quanto mais escuro estiver seu quarto, melhor. A escuridão potencializa a produção de melatonina, que, além de nos dar uma boa qualidade de sono, pode interromper a ação de substâncias causadoras de câncer.

Um copo de leite quentinho antes de mergulhar na sua cama vai bem também. O leite contém triptofano, que seu corpo converte em serotonina, o hormônio do bem-estar.

***

E aí, será que sem perceber você já segue algum desses conselhos científicos? Como estão seus horários? Conte para a gente nos comentários!

*Publicado em 8/6/2015

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: