6 hábitos típicos de pessoas sábias

17/07/2019 às 02:302 min de leitura

Uma pessoa sábia é aquela que, tendo conhecimento de um fato, o julga de modo crítico, analítico e coerente. O sábio tem resiliência emocional e respeita o conhecimento alheio, sem ter a necessidade de mostrar que sabe mais ou que conhece tudo. Em termos de cognição, isso pode ser chamado de “inteligência fluida”, e para saber se você é uma pessoa assim, conheça hábitos típicos de pessoas muito sábias e depois nos conte quais deles descrevem a sua personalidade:

1 – Eles gostam de atividades sociais

Pessoas sábias têm noção de que, frequentemente, precisam manter contato com outros indivíduos, seja por motivo profissional, amoroso, pessoal, de saúde ou o que quer que seja. Nesse sentido, sempre buscam realizar tarefas que possam proporcionar o contato com outras pessoas, e por isso participam de clubes, aceitam convites para eventos sociais, conversam com todo tipo de gente, são ótimos ouvintes e têm boa desenvoltura social.

2 – São pessoas de mente aberta

Sabedoria rima com empatia, e colocar-se no lugar do próximo é uma atividade que o sábio realiza com frequência. Para isso, ele não tem preconceito nem deixa que suas opiniões pessoais interfiram no julgamento que eventualmente faz de pessoas e circunstâncias. O sábio tem a plena noção de que cada pessoa tem uma história de vida diferente e, por consequência, age de maneira diferente. Ter respeito é fundamental e o sábio entende isso muito bem.

3 – Sabem reconhecer os próprios erros

Ninguém, ninguém mesmo, está livre de cometer alguma falha, e saber reconhecer uma atitude errada é uma forma bastante sábia de lidar com a situação, afinal é assim que se começa a consertar as coisas que forem necessárias. Admitir que errou é também uma maneira bastante inteligente de não persistir no erro.

4 – Eles leem sobre diversos assuntos

Pessoas sábias acompanham as notícias cotidianas em jornais e afins, mas também gostam de Literatura e se permitem experimentar diversos tipos de leitura: ficção, biografias, memórias, humor, ciência, romance e o que mais despertar interesse está valendo.

5 – São pessoas em busca do autoconhecimento

Por mais que conhecer a si mesmo pareça uma tarefa relativamente fácil, a verdade é que muita gente tem dificuldade em analisar a própria vida de maneira racional e menos passional. É preciso aprender a reconhecer as próprias conquistas e a entender melhor as próprias dificuldades e defeitos – dessa maneira aprendemos a enxergar cada experiência, seja ela boa ou ruim, através do aprendizado que ela nos traz.

6 – Eles leem notícias do mundo

Ter conhecimento a respeito dos principais acontecimentos do mundo é algo muito sensato a ser feito na hora de tomar decisões. Uma boa forma de fazer isso é acompanhar as notícias universais, diariamente, por meio da leitura de jornais, sites, revistas e meios diversos que produzam esse tipo de conteúdo. Seu intelecto agradece.

***

Agora, com calma, faça uma autoanálise e depois nos conte: quais dessas atitudes já fazem parte da sua vida?

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: