Verdades ocultas: cada pessoa esconde, em média, 13 segredos

29/05/2017 às 15:082 min de leitura

Você consegue pensar em algum segredo cabeludíssimo? Com certeza alguns lhe veem à mente, não é mesmo? Um novo estudo garante que, em média, as pessoas possuem 13 segredos – e 5 deles nunca foram revelados a ninguém! Ouso dizer que, bem, eu estou na média. E você?

Segundo os pesquisadores da Columbia Businness School, o pior de tudo é a força mental necessária para manter essas verdades no completo limbo do desconhecido. Algumas pessoas sofrem problemas físicos na tentativa de que nunca sejam descobertos seus “maiores podres”. E isso afeta muito mais as nossas vidas do que imaginamos.

“Nós descobrimos que quando as pessoas estavam pensando sobre seus segredos, elas realmente agiam como se estivessem sobrecarregados fisicamente. E parece que esse poderoso efeito existe mesmo quando elas não estão pensando no segredo no momento”, revelou Michael Slepian, pesquisador por trás desse estudo.

Tipos de segredos

Analisando mais de 13 mil segredos revelados em 10 estudos anteriores, o pessoal da Columbia Business School conseguiu catalogá-los em 38 grupos: mentiras, uso de drogas, roubo, quebra de confiança, infidelidade sexual, hobby secreto, orientação sexual e por aí vai.

Depois de chegarem a essas alternativas, um novo questionário, feito com 2 mil voluntários, tentou estipular em quantas dessas categorias as pessoas sentem que possuem algum segredo. O resultado médio foi de que cada um possui 13 verdades ocultas sobre si, sendo que 5 delas nunca foram ditas para ninguém!

E sobre quais seriam esses segredos? Bem, 47% das pessoas têm algum fato escondido sobre trair a confiança de alguém, enquanto 60% dizem esconder algo relacionado a uma mentira. Além disso, 33% dos entrevistados possuem segredos relacionados a relacionamento escondido, roubo e descontentamento no trabalho.

Fardo pesado

Depois dessa etapa, um novo questionário tentou compreender o quanto as pessoas pensam em seus próprios segredos e também o quanto elas REALMENTE precisam escondê-los em seu dia a dia. O resultado foi curioso: passamos mais tempo nos martirizando quando estamos sozinhos do que tendo que inventar algum tipo de artimanha para manter essas verdades escondidas.

Outro detalhe é que aquilo que pode ser importante permanecer em segredo para alguma pessoa nem sempre é o mesmo que outra pessoa guardaria. Portanto, não existe uma “escala moral” definitiva, já que cada um interpreta os fatos de uma maneira.

O estudo ainda observou o impacto físico de manter segredos através de algumas provas, como analisar uma distância ou jogar algum peso: aqueles que tinham acabado de pensar em seus segredos eram os que julgavam as distâncias como maiores e os que mais faziam esforço para arremessar o peso. Ou seja, era como se o segredo fosse realmente um fardo físico que altera nossa percepção.

Agora, vamos lá, quem tem coragem de se livrar de um fardo e revelar uma dessas verdades sobre si? Valendo!

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: