Você se sente isolado? Veja 5 coisas que podem estar contribuindo para isso

26/04/2018 às 09:302 min de leitura

A turminha do bairro nunca convida você para fazer nada? Seus “amigos” pararam de chamar você para as sessões de jogatina? Começou a perceber que o pessoal do trabalho sai de fininho para almoçar ou tomar um cafezinho só para você não ir junto? Será que tudo isso é coisa da sua cabeça ou as pessoas estão mesmo isolando você? Pior ainda: será que todo mundo te odeia?

Na verdade, lá no fundo todo mundo adora “detestar” algo ou alguém, e muitas vezes os motivos que despertam esse sentimento são tão ordinários que parece até piada. Então, se você está se sentindo pouco querido ultimamente, confira a seguir algumas coisas — listadas pelo pessoal do ListVerse — que você pode estar fazendo de errado para que os demais não gostem muito de você:

1 – Ser exibido

Fonte da imagem: shutterstock

Se você é do tipo que não resiste à tentação de postar autorretratos toda vez que vai pôr os pés para fora de casa ou encontra com algo — que só você acha — interessante, é melhor aprender a se controlar. Diversos estudos apontaram que as consequências de tanto “narcisismo” nas redes sociais podem ser incrivelmente negativas; quanto mais fotos desse tipo são postadas, pior é a repercussão.

Assim, se você pensa que essa overdose de fotos suas está fazendo com que os seus contatos achem que você é superlegal, saiba que, na verdade, todo mundo pensa que você é um palerma.

2 – Ser barbudo

Fonte da imagem: Reprodução/Greg Anderson

Tudo bem que ultimamente as barbas parecem estar em alta, mas várias pesquisas realizadas ao longo dos anos apontaram que as pessoas tendem a associar homens barbudos com atos criminosos e comportamento violento. Em um desses estudos, por exemplo, 371 participantes tinham que descrever um personagem com aparência criminosa, e 82% deles incluíram os pelos faciais entre as características.

Outro estudo apontou ainda que jurados tendem a condenar mais barbudos do que barbeados por crimes graves. Assim, se você é adepto dos pelos faciais, não é necessário raspar tudo! Entretanto, tente manter a sua cabeleira sob controle.

3 – Receber e fazer elogios

Fonte da imagem: shutterstock

Todo mundo adora ouvir elogios, não é mesmo? Bem, todo mundo adora quando os elogios não são dirigidos para outra pessoa. O nome disso é inveja, e tanto faz se você é o alvo das congratulações ou se é você é quem está enaltecendo alguém. Quem estiver por perto — independente de achar que o louvor seja merecido ou não — vai sentir aquela incômoda alfinetadinha.

4 – Ser um ativista

Fonte da imagem: shutterstock

Qual é o sentimento que palavras como “feminista” e “ambientalista”, por exemplo, despertam em você? Uma pesquisa recente apontou que, quando se trata de ativismo, não conseguimos evitar os estereótipos que temos dessas pessoas. Aliás, os participantes desse estudo inclusive responderam que não escolheriam um ativista como amigo.

Assim, por mais que as suas intenções sejam as melhores possíveis quando o assunto é defender um ideal fervorosamente, é possível que muita gente deteste você simplesmente por isso.

5 – Ser solitário

Fonte da imagem: pixabay

Vamos combinar que as pessoas solitárias e deprimidas não são lá as melhores companhias do mundo, não é mesmo? O que é muito triste, pois, como ninguém quer ficar por perto de pessoas assim, é criado um círculo vicioso no qual o “solitário” tem dificuldades de fazer novos amigos e é evitado a todo custo, ficando ainda mais sozinho.

E o que é ainda pior: um estudo feito nos EUA com 5 mil pessoas demonstrou que essa alienação com o resto do mundo é contagiosa, e que até mesmo pessoas que não estão ligadas diretamente aos solitários — com até três graus de separação — também evitarão o contato. Então, que tal mudar um pouco a sua atitude?

*Publicado originalmente em 28/11/2013.

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: