Irmãos gêmeos: 15 curiosidades que você nem imaginava

16/03/2019 às 12:014 min de leitura

A gestação de gêmeos acontece por fatores genéticos — em que há outros casos na família — e por outros fatores, como gravidez depois dos 35 anos, tratamento com medicamentos ou fertilização em vitro, entre outros. 

Apesar da semelhança e de muitas coincidências entre os gêmeos, o desenvolvimento dos irmãos se dá de forma totalmente individual desde o útero até a vida adulta. Cada um tem as suas características únicas e muitos não gostam de comparação! Porém, existem muitas curiosidades sobre irmãos gêmeos que você nem imagina. Confira aqui 15 delas.

1. Gêmeos podem ter pais biológicos diferentes

Reprodução/Distractify (15)

Apesar dessa ocorrência ser de uma em um milhão, isso acontece. Um registro foi feito em 2009 com Mia Washington. Em um mês, ela teve dois óvulos fecundados por parceiros sexuais diferentes. Nove meses depois, Mia deu à luz dois bebês com dois pais.

2. Cães farejadores descobrem a diferença entre gêmeos idênticos

Gêmeos univitelinos são idênticos e costumam enganar até mesmo os pais. Mas será que enganam os cães? Pesquisa feita com pastores alemães mostrou que os cães podem identificar cada um dos gêmeos através do odor que se dá por fatores externos, como alimentos e infecções.

3. Gêmeos separados podem viver vidas assustadoramente semelhantes

E não são somente semelhanças físicas. Com quatro semanas de idade, Jim Lewis e Jim Springer foram separados e cada um deles teve uma família diferente. Quando se encontraram, anos mais tarde, descobriram que os dois tiveram um cachorro chamado Toy quando criança, além de terem carros, beberem cerveja e fumarem cigarros, tudo da mesma marca.

Uma das semelhanças mais marcantes é que ambos foram casados duas vezes. Seria normal, se os dois não tivessem as primeiras mulheres chamadas Linda e as segundas chamadas Betty.

4. Mães de gêmeos podem viver mais tempo

Mães de gêmeos podem viver mais tempo porque costumam ser mais fortes e mais saudáveis. Alguns pesquisadores acreditam que esse é o fato pelo qual nascem duas crianças: mães saudáveis têm a oportunidade de passar o dobro de genes de uma só vez.

5. Mulheres altas têm mais probabilidade de ter gêmeos

Uma pesquisa realizada pela Long Island Jewish Medical Center constatou que mulheres mais altas produzem mais IGF, uma proteína que aumenta as chances da mulher ficar grávida de gêmeos. Outra pesquisa mostrou que mulheres que tiveram filhos gêmeos são, em média, um centímetro mais alta que as outras mães.

6. Comer laticínios aumenta a chance de gerar filhos gêmeos

Isso foi resultado de mais um estudo divulgado no Journal of Reproductive Medicine. Ele comparou as taxas de natalidade entre mulheres que consumiam laticínios e as que não. As que se alimentavam com esses produtos eram cinco vezes mais propensas a ter gêmeos. Isso tem uma explicação: as vacas, assim como os humanos, produzem IGF e liberam a proteína no leite. Assim, ao consumir o alimento, as mulheres consomem também a proteína.

7. Gêmeos interagem um com o outro desde o útero

A Universidade de Padova descobriu que os gêmeos são próximos um do outro desde o útero. Com 14 semanas de gestação, os gêmeos foram vistos se aproximando um do outro e, quatro semanas mais tarde, eles se tocavam muito mais. Eles eram gentis um com o outro.

8. Gêmeos que são reflexos exatos um do outro são chamados Gêmeos Imagens de Espelho

Cerca de 25% dos gêmeos idênticos se desenvolvem, no útero, de frente um para o outro. Isso resulta em reflexos exatos. Muitas vezes, um deles é canhoto e o outro é destro, assim como podem ser constatadas marcas de nascença do lado oposto dos seus corpos.

9. Alguns gêmeos siameses podem ouvir os pensamentos um do outro e ver através dos olhos do irmão

Pode parecer mentira, mas não é. Krista e Tatiana Hogan, gêmeas siamesas ligadas à cabeça e que compartilham um tálamo (parte do cérebro que controla as sensações físicas e funções motoras) afirmaram que conseguem ver através dos olhos uma da outra e ouvir os pensamentos da irmã. Elas também sentem e veem o que a outra faz.

10. O corpo da mãe ajusta exclusivamente para os gêmeos

Quando uma mulher tem um só filho, seu leite esquenta ou esfria para regular a temperatura do bebê mantido em seu seio. Quando uma mãe tem gêmeos, cada mama pode se ajustar independente à sua própria temperatura para receber cada criança.

11. A África Central tem a maior taxa de nascimento de gêmeos

A África Central conta com mais de 18 em cada 1.000 nascimentos de gêmeos, tendo a maior taxa de gestação. O menor número de nascimentos de gêmeos pode ser encontrado na Ásia e na América Latina, com taxas inferiores a 8 nascimentos para cada 1.000.

12. As chances de ter gêmeos, hoje em dia, é muito maior do que há 30 anos

Especialistas acreditam que isso se deve ao fato das mulheres estarem tendo filhos mais tarde, e mulheres na casa dos 30 anos são mais propensas a terem gêmeos do que as com 20 anos. A taxa de natalidade de gêmeos aumentou em 76% desde 1980.

13. Gêmeos idênticos não têm impressões digitais idênticas

As impressões digitais não são determinadas pelo DNA. Apesar de começar com as mesmas impressões, durante 6 ou 13 semanas de gravidez, quando os gêmeos começam a se mover, eles ganham sulcos e linhas exclusivas, determinando as impressões individuais de cada um deles.

14. Gêmeos idênticos podem ser grandes criminosos

Tirando o fato das impressões digitais, os gêmeos univitelinos são 99,99% idênticos por causa do DNA. Em janeiro de 2009, foram roubadas algumas joias no valor de 6.800 dólares, em Berlim. O único suspeito (que estava usando luvas) deixou para trás gotas de suor. A polícia fez o exame de DNA e rastreou duas pessoas: Hassan e Abbas, gêmeos idênticos.

Ambos negaram responsabilidade, acusando um ao outro e, como a polícia não conseguiu identificar a qual dos dois o DNA pertencia, ambos acabaram livres.

15. Quase metade dos gêmeos inventam suas próprias línguas

De acordo com uma pesquisa, os bebês gêmeos têm uma tendência a criarem suas próprias linguagens para se comunicarem um com o outro. Isso acontece com cerca de 40% dos gêmeos, antes de aprenderem a se comunicar com o resto do mundo.

Talvez eles estejam planejando o crime perfeito!

Publicado originalmente em 30/04/2014

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: