Melhor do que café: 5 práticas para quem busca ter um dia mais produtivo

18/11/2014 às 06:433 min de leitura

Acordar cedo parece ser um martírio para algumas pessoas, principalmente àquelas que não rendem muito bem no período da manhã. Aí é normal que seu humor não seja o melhor do mundo, que você precise de alguns litros de cafeína e que frequentemente se pegue quase dormindo nos momentos mais impróprios, no meio de uma aula de Literatura ou durante uma reunião com o seu chefe. Quem nunca?

A boa notícia é que é possível fazer algumas mudanças pequeninas nos seus rituais matutinos para garantir que o seu dia inteiro seja produtivo. As atitudes a seguir foram retiradas de um artigo da revista Time. E, para ajudar você a ter um bom dia, em vez de ilustrar cada tópico com imagens, vamos sugerir algumas músicas bem animadinhas, de estilos diferentes para tentar agradar a todo mundo. Confira:

1 – Deixe o café para mais tarde

Calma. Ninguém aqui está dizendo que você não pode beber café. A questão é que o líquido sagrado não deve ser a primeira coisa que você ingere no seu dia. Então, em vez de sair da cama e correr para a cafeteira, que tal experimentar beber um copo de água morna com algumas gotinhas de limão?

Lógico que essa receita parece a pior coisa do mundo – a gente reconhece –, mas ela é realmente um elixir matinal incrível que vai ser capaz de dar a você aquele ânimo para começar o dia cumprimentando todo mundo, de bom humor, como se fizesse parte de um daqueles comerciais de margarina.

Isso acontece porque seu metabolismo funciona melhor quando você toma água logo que acorda, afinal, convenhamos: dormir significa ficar oito horas, em média, sem beber ou comer qualquer coisa. Seu corpo precisa repor alguns nutrientes e se hidratar com urgência.

Tomar água logo cedo vai deixar sua pele mais bonita, seu hálito mais fresco e, de quebra, vai dar para você aquela energia necessária para encarar mais um dia. Para melhorar a ação benéfica da água morna com limão, espere cerca de uma hora até tomar o café da manhã, se for possível.

2 – Deixe o celular de lado

A internet é, sem dúvida, um dos fatores mais responsáveis pela mudança no comportamento social moderno. Se antes acordávamos e não nos importávamos com a vida alheia até o momento de sairmos de casa, hoje a maioria das pessoas, principalmente as mais jovens, acordam, pegam o celular e já dão uma conferida no Facebook, no Twitter e no Instagram. Essa prática já foi estudada, e adivinhe só: checar redes sociais antes de sair da cama só vai fazer com que você se sinta mal com relação à própria vida.

Se racionalizarmos essa prática, fica fácil entender por que ela é prejudicial: a pessoa acorda lendo comentários – muitas vezes ofensivos ou irrelevantes –, vendo as últimas notícias, conferindo as fotos de quem foi para a balada na noite anterior... É uma receita fácil de mau humor e, por algum motivo, ainda permitimos que checar a vida alheia seja a primeira atitude do nosso dia. Por que será? Não está na hora de mudar isso?

3 – Ritual de higiene e beleza: sim, por favor!

Não importa se você é do tipo que acorda, toma um banho, usa todos os cremes e hidratantes possíveis, passa alguns minutos no processo de ajeitar os cabelos e mais um tempo se maquiando ou aplicando cremes no rosto. Não importa se você prefere tomar banho antes de dormir e, quando acorda, só escova os dentes e lava o rosto. Ter esses rituais de higiene e beleza é algo benéfico para o seu humor do dia. Então mantenha o ritmo.

Se você trabalha em casa, não vale ficar o dia inteiro de pijama e com a cara amassada, hein. O ideal é fazer um ritual como se você precisasse sair mesmo. Assim seu dia rende mais. Pode acreditar.

4 – Listinha do que deve ser feito

Por mais que algumas pessoas tenham horror à palavra “meta” ou “lista”, é preciso ter uma relação do que deve ser feito durante o dia, assim você já começa sua rotina determinado a fazer o que é necessário.

Na hora de organizar suas tarefas do dia, evite se sobrecarregar, se for possível. Aquelas pessoas que fazem mil tarefas ao mesmo tempo acabam ficando mais estressadas, irritadas e, consequentemente, não têm um dia muito bom. Se você é do tipo que se vangloria de ser uma pessoa boa em realizar múltiplas tarefas, saiba que a Ciência já provou que ninguém é bom, de verdade, em fazer várias coisas ao mesmo tempo. Aceite o fato.

Quando não nos comprometemos 100% com um determinado projeto, possivelmente não o concluiremos da melhor maneira. Por isso o melhor é fazer uma coisa de cada vez, mas com eficiência. Se está difícil se organizar, faça uma lista com as suas tarefas do dia e divida bem o tempo necessário para realizar cada uma dessas atividades. Assim você não fica sobrecarregado ou estressado.

5 – Meu espaço, seu espaço

Às vezes é preciso delimitar bem certinho qual é o seu espaço e qual é o espaço do coleguinha, principalmente quando você divide mesa ou uma ilha de escritório. É fundamental que você trabalhe ou estude em um ambiente organizado que tenha tudo o que você precisa ao seu alcance.

Trabalhar em um espaço organizado vai ajudar você a cumprir suas metas e objetivos. As pessoas não são felizes em meio ao caos – salvo algumas exceções, claro –, por isso adote alguns hábitos simples. Se tirou alguma coisa do lugar, coloque-a de novo assim que terminar de usá-la. Organize papéis; recicle aquilo que não é mais útil; tente não acumular muita coisa, se for necessário, utilize caixinhas organizadoras; deixe tudo limpo e arrumado. O resultado de um ambiente de trabalho organizado vai surpreender você.

***

E aí, quais dessas práticas já fazem parte do seu cotidiano e quais delas você pensa em inserir na sua vida? Conte para a gente nos comentários!

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: