Você sabe qual é o personagem psicopata mais realista de todos os tempos?

01/12/2014 às 08:202 min de leitura

Para as pessoas que gostam de assistir a filmes, principalmente de suspense, um bom vilão faz toda a diferença. Ao longo dos anos, o cinema vem trazendo uma coleção de psicopatas que dão um toque especial aos longas-metragens. Sem eles, tudo seria muito sem graça — é o que pensa a maioria dos amantes desse tipo de personagem.

É esse também o pensamento do psiquiatra forense Samuel Leistedt. Professor da especialidade, ele queria usar personagens para ensinar os seus alunos sobre as características de um psicopata. Então, passou a assistir alguns filmes e, de simples tarefa, transformou isso em um complexo estudo, contando com um grupo formado por outros 10 médicos.

A equipe assistiu a cerca de 400 filmes em um período de três anos e constatou que nem tudo é como a gente realmente vê. Eles estudaram todos os vilões e, dessa quantidade de longas analisados, somente 126 — 105 homens e 21 mulheres — tinham traços de psicopatas, de acordo com pacientes entrevistados pelo médico.

Os tipos de vilões

Leistedt e sua equipe classificaram os personagens analisados de acordo com vários subtipos (definidos pelos psiquiatras Hugues Herve e Benjamin Karpman) de acordo com suas representações. Por exemplo, existe aquele tipo de psicopata machão, que acha que intimida as pessoas e manda no seu ambiente, como Michael Corleone, de “O Poderoso Chefão”.

Também contamos com os psicopatas bem-sucedidos no mundo corporativo, aqueles que realmente manipulam as pessoas e que dificilmente alguém desconfia, como Gordon Gekko, de “Wall Street - Poder e Cobiça”. Já Annie Wilkes, de “Louca Obsessão”, foi classificada como sociopata, exibindo um comportamento antissocial irreparável.

Realidade x ficção

Porém, dois casos conhecidos chamaram a atenção. O primeiro deles é que, embora Anthony Hopkins tenha atuado brilhantemente, Hannibal Lecter é totalmente irrealista. Psicopatas, principalmente aqueles que se alimentam de carne humana, estão longe de ser tão inteligentes, de ter tanto bom gosto e de ser tão calmos como esse personagem.

O estudo também chegou à conclusão de que Anton Chigurh, de "Onde Os Fracos Não Têm Vez", é o psicopata mais realista de todos os tempos. Isso porque o personagem (a construção, não a interpretação) não tem nenhuma empatia por suas vítimas, é incapaz de sentir emoções e é muito determinado, não sentindo nenhum remorso ao atirar.

Esses foram dois personagens que se destacaram nos estudos de Samuel Leistedt. É claro que existem muitos outros que transmitem menos ou mais realidade — a lista é bem complexa. E a partir de agora você vai assistir àqueles vilões dos longas-metragens com outros olhos, analisando se eles condizem perfeitamente com a realidade.

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: