Tirar férias faz bem à saúde, sabia?

07/10/2015 às 05:172 min de leitura

Agora você tem mais um motivo para marcar suas férias: tirar um período de descanso é algo recomendado por cientistas. Infelizmente, estamos condicionados à ideia de que o “certo” é trabalhar e/ou estudar cada vez mais, quase sem descanso, para mostrar os bons frutos da nossa produtividade e, dessa forma, recebermos algum tipo de reconhecimento.

Por trás desse raciocínio, no entanto, está uma sobrecarga física, mental e emocional. Quando mente e corpo estão comprometidos, o que acontece? A saúde paga a conta, mas, em muitos casos, recebemos a fatura quando o valor já está alto demais. A verdade é que esses problemas de saúde relacionados à sobrecarga de tarefas são silenciosos, não aparecem de uma hora para a outra.

Quando nos expomos a situações de estresse por longos períodos, comprometemos, entre outras coisas, a saúde do nosso coração. Em 2012, uma análise da relação entre tempo sem férias e doenças cardíacas revelou que quem costuma trabalhar mais de oito horas por dia tem 40% a mais de chances de desenvolver doenças cardíacas. Os fatores que mais contribuem para isso? Stress, falta de descanso e de sono.

Outra pesquisa realizada sobre o mesmo assunto acompanhou três gerações, desde 1948, com o objetivo de identificar quais eram os principais fatores de risco em relação ao desenvolvimento de doenças do coração. Entre os resultados, vemos que homens que ficam sem tirar férias por vários anos têm 30% a mais de chances de sofrer ataques cardíacos.

Os avanços tecnológicos contribuem também com esse cenário de risco, afinal é cada vez mais comum que as pessoas utilizem seus intervalos de trabalho e tempo de descanso com um celular, um tablet ou um laptop em mãos, muitas vezes conferindo informações relacionadas ao trabalho. Taí um comportamento que deveríamos rever o mais rápido possível.

Além do mais, já é comprovado que a mente humana rende melhor quando a deixamos descansar de tempos em tempos. Quanto mais ficamos focados no mesmo assunto, menos qualidade haverá em nosso trabalho – isso se agrava mais ainda à medida que envelhecemos. A verdade é que ficar um pouco longe do trabalho nos deixa mais produtivos.

Tirar férias, além de ser uma forma instantânea de melhorar o nosso humor, é um fator que pode ajudar a aliviar os sintomas da depressão – estudos observacionais já concluíram que descansar reduz significativamente os níveis de stress, o que é um fator providencial para o bem da nossa saúde mental.

De acordo com a psicóloga holandesa Jessica de Bloom, “as pessoas se sentem mais saudáveis durante as férias”. E você provavelmente já sabia disso antes mesmo de alguém comprovar, não é? Ainda segundo ela, isso acontece simplesmente porque férias costuma ser um período de pouca tensão, quando as pessoas sentem que têm mais energia e, consequentemente, ficam mais satisfeitas com suas vidas.

Infelizmente, De Bloom conseguiu comprovar outra coisa que você também já suspeitava: com o fim das férias, a sensação de bem-estar passa a ser menos intensa, digamos assim. O lado bom é que esse período de repouso proporciona benefícios à saúde que duram por mais tempo. E aí, será que não está na hora de você agendar seu próximo período de descanso?

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: