Seu chefe não sabe o que está fazendo? Aprenda a lidar com a situação

05/11/2015 às 07:552 min de leitura

Já aconteceu com você de ver alguém com pouca experiência assumir uma função de chefia e fazer um monte de besteiras antes de pegar o jeito da coisa? Pior do que “ver” é estar sob a responsabilidade dessa pessoa e sofrer com as consequências de sua falta de traquejo! Agir da forma adequada para minimizar os problemas também é um desafio e tanto, mas, por sorte, Lolly Daskal, do portal Fast Company, reuniu algumas dicas de como lidar com essa situação.

Em primeiro lugar, mesmo que você saiba exatamente o que deve ser feito e esteja morrendo de vontade de simplesmente chegar no seu chefe e passar a cartilha, essa atitude pode ser mal interpretada e prejudicar você no futuro. Em vez disso, Lolly sugere que você seja esperto e aproveite o momento para se tornar a peça que está faltando para que as coisas voltem a funcionar.

Prontifique-se

Segundo Lolly, não há nada de errado em se oferecer para ajudar o seu chefe a se adaptar à nova função. Então, posicione-se de forma que ele saiba que você está ali caso ele precise de uma força, e não foque nas debilidades dele, mas nas soluções que você pode apresentar para solucionar os problemas que surgirem. Além disso, se o seu superior tiver dificuldades para tomar decisões, uma boa estratégia é fazer perguntas que o conduzam na direção certa.

Ainda com respeito às possíveis fraquezas do seu chefe, em vez de se concentrar nos pontos negativos, encontre coisas que você admira e respeita sobre ele. Nós sabemos que nem sempre essa é uma tarefa fácil, mas todo mundo tem algo de bom, mesmo que seja lá no fundinho — e quando você encontrar esse “algo”, você será capaz de construir uma relação sadia com essa pessoa.

Outro conselho importante de Lolly é que você não caia na besteira de ficar de falando sobre as suas frustrações com os colegas de trabalho e outros integrantes da sua equipe. Assim, se você tiver reclamações e críticas sobre o seu chefe, guarde todas elas para você!

Aproveite a oportunidade

De acordo com Lolly, quanto mais tarefas você desempenhar com sucesso, mais você vai se destacar na equipe — e essa é uma excelente oportunidade para você mostrar do que é capaz para o resto da companhia. Além disso, tente adotar uma postura mais de liderança (cuidando para não desrespeitar nem se sobrepor ao seu chefe) e se concentre em dar o seu melhor em situações desafiadoras e em ajudar a conduzir o resto da equipe dentro do que a sua posição permite.

Por fim, se após o período de transição, mesmo com toda a sua ajuda e suporte, o seu chefe não conseguir se adaptar à nova função, pare de encobrir as burradas dele. Segundo Lolly, caso você perceba que, em vez de aprender e melhorar, o seu superior na verdade é incompetente, então o melhor é que a companhia faça algo a respeito. E enquanto as providências são tomadas, não deixe de cumprir com as suas metas da melhor maneira possível.

Você tem alguma dica interessante sobre como podemos lidar com colegas de trabalho pouco experientes? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: