Mais 9 dicas para você se sentir menos cansado

21/06/2019 às 12:003 min de leitura

Já falamos aqui no Mega a respeito dos motivos que podem estar por trás do cansaço excessivo que muitos de nós sentimos ao longo do dia. Seguindo na mesma linha, já demos algumas dicas para quem quer deixar a leseira de lado e ter motivação para realizar as tarefas de sempre sem se sentir como um celular com menos de 10% de bateria.

Hoje, voltaremos ao cansaço nosso de cada dia e apontaremos mais causas e soluções para o problema; afinal, quando falta disposição, é difícil estudar, trabalhar e até mesmo praticar atividades de lazer, como visitar amigos e fazer passeios mais elaborados. Confira as dicas a seguir e evite esse tipo de problema:

1 – Esqueça a função “soneca”

Sim, isso parece mais um castigo do que um conselho, mas a verdade é que os minutinhos extras de sono proporcionados pela soneca mais prejudicam do que ajudam. O importante mesmo é acordar cedo o suficiente para ter uma pequena rotina antes de sair de casa.

Pular da cama, vestir a primeira roupa que aparece, escovar os dentes na correria e sair de casa voando é um mau negócio em termos de disposição. Além do mais, já é comprovado que pessoas acostumadas a acordar cedo têm melhores desempenhos ao longo do dia.

2 – Será que você não está rodeado de pessoas tóxicas?

A gente já até falou sobre elas aqui no Mega, e não tem jeito: algumas pessoas têm o poder de sugar nossa energia, como explica a osteopata Vicky Vlachonis. A verdade é que as pessoas que fazem parte da nossa vida nos afetam emocionalmente e, no caso da energia, fisicamente. A dica aqui é fugir de gente que vive fazendo fofoca e reclamando de tudo e se aproximar de pessoas mais felizes e positivas, sempre que possível.

3 – Como vai a sua vida sexual?

Muitas pessoas dizem que, ao fim do dia, estão cansadas demais para fazer sexo, mas a verdade é que o sexo – especialmente se bem feito e satisfatório para todas as pessoas envolvidas, cof cof – é uma forma bem interessante de ter uma boa noite de sono. Durante o orgasmo, nosso corpo libera prolactina, um hormônio que nos deixa relaxados.

Se a ideia é aquela rapidinha logo cedo, não tem problema! Um sexo mais animado, digamos assim, tem o poder de nos deixar com mais disposição e menos sono.

4 – Talvez você esteja com deficiência de magnésio

Esse mineral nos ajuda a dormir rapidinho e a ter um sono de boa qualidade, o que é fundamental para a disposição do dia seguinte. A dica aqui é se lembrar de ingerir alimentos como castanhas, sementes, feijão, abacate e folhas verdes com frequência.

5 – Você curte o seu trabalho?

Aqui é mais uma questão de lógica mesmo: quem acordaria feliz e motivado todos os dias se a ideia é sair de casa e fazer algo nada prazeroso? Talvez o emprego dos seus sonhos não esteja assim tão fácil de conseguir, mas sempre é possível buscar uma atividade que tenha mais a ver com o seu perfil – assim, trabalhar não vai ser algo tão horrível nem tão exaustivo.

6 – Você já tomou sol hoje?

Quando nos expomos ao sol ou à luz do dia mesmo pela manhã, a nossa produção noturna de melatonina vai ser suficiente. Essa é uma das substâncias capazes de nos fazer dormir como bebezinhos recém-nascidos – tá vendo como uma boa qualidade de sono é realmente importante? Aliás, para manter a melatonina em equilíbrio, é bom que você desligue a TV e não fique com o celular/tablet/computador em mãos antes de ir para a cama.

Logicamente, se você resolver fazer um passeio em um dia ensolarado, não se esqueça do filtro solar. Lembre também que o sol nos ajuda a absorver a vitamina D, que é essencial para a saúde dos ossos, entre outras funções.

7 – Estressadinho, você?

Seja lá qual for o motivo por trás da sua irritação diária, é fundamental que você procure uma forma de controlar essa irritação e a ansiedade. Acompanhe a lógica: pessoas estressadas demais não conseguem pegar no sono com facilidade; por consequência, dormem pouco e mal, o que as deixa ainda mais irritadas no dia seguinte. É uma bola de neve de horrores. Tente fugir dela.

8 – Você já falou com o seu médico sobre o cansaço que sente?

Às vezes um cansaço constante, que persiste mesmo quando você já tentou de tudo para mudar, é sintoma de alguma doença autoimune. Esse tipo de condição costuma afetar mais as mulheres do que os homens, mas a dica aqui é não pensar duas vezes antes de procurar ajuda médica se você acha que já tentou de tudo e continua sentindo uma falta de energia absurda. Com saúde não se brinca!

9 – Não se esqueça de arrumar o quarto

Se o seu quarto é um depósito de roupas, sapatos, livros e quinquilharias em geral, seria uma boa ideia dar um jeito nisso tudo e colocar as coisas em ordem. Para garantir que seu descanso será completo, mantenha seu quarto  limpinho, organizado e confortável. Se possível, acenda algumas velas aromáticas um pouco antes de ir para cama – seu cérebro vai agradecer!

*Publicado em 26/01/2016

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: