Será que alguns idiomas realmente são falados mais depressa do que outros?

11/01/2019 às 08:012 min de leitura

Você já passou pela situação de estar próximo a pessoas estrangeiras conversando e ter a nítida sensação de que elas falam absurdamente rápido, como se fossem verdadeiras metralhadoras de palavras alienígenas? No entanto, será que essa noção de velocidade se dá porque não compreendemos o idioma em questão ou porque ele realmente é falado mais depressa?

Para tentar decifrar esse mistério, pesquisadores da Universidade de Lion, na França, decidiram medir a quantidade de informação transmitida e a velocidade com a qual pessoas com diferentes idiomas nativos — no caso do estudo, mandarim, italiano, inglês, espanhol, francês, japonês e o alemão — se comunicam.

Metralhadoras de palavras

Fonte da imagem: shutterstock

Para isso, os cientistas gravaram 59 indivíduos — homens e mulheres — enquanto eles liam 20 textos com o mesmo conteúdo, escritos nos sete idiomas mencionados acima. Todas as pausas superiores a 150 milésimos de segundos foram eliminadas para criar uma padronização, e a quantidade de sílabas, assim como a densidade de informação transmitida através delas, ou seja, o volume de significado contido em cada sílaba, foi contabilizado.

Para comparar a densidade de informação contida nas sílabas, os pesquisadores compararam os idiomas com uma oitava língua como referência, o vietnamita. Os pesquisadores descobriram que quem fala japonês ou espanhol realmente “dispara” mais sílabas por segundo, enquanto o pessoal que fala mandarim é o mais lento, seguido de perto por quem tem o alemão como idioma nativo.

No entanto, os cientistas observaram que o idioma espanhol transmite uma pequena quantidade de informação em cada sílaba, enquanto com o mandarim ocorre o contrário. O mais interessante, contudo, é que nos dois idiomas, apesar da diferença na densidade de informações transmitidas, as mensagens são expressas em um ritmo bem parecido. Aliás, a mesma correlação foi observada em cinco dos sete idiomas avaliados.

Tradução em números

Fonte da imagem: Reprodução/Update or Die!

O interessante sobre o estudo é que os pesquisadores não levaram em conta o que um ouvinte estrangeiro perceberia se ouvisse cada um dos idiomas gravados, mas sim o volume de informação que cada língua realmente transmite.

Os cientistas concluíram que, no fim das contas, os diferentes idiomas avaliados transmitem as mesmas informações durante um mesmo período de tempo, independente de que os nativos falem mais depressa ou condensem mais significado em um número menor de sílabas. Assim, se você sempre achou que os espanhóis disparam palavras a 300 km/s e que os chineses soam bem mais calminhos quando conversam, você estava coberto de razão.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: