Brasil entra na onda dos itens de luxo

02/06/2011 às 16:291 min de leitura


Recentemente uma pesquisa apontou para um crescimento médio de 8% nas vendas do mercado mundial de luxo neste ano. Segundo essa pesquisa, que se baseou em dados de países europeus, norte-americanos e alguns asiáticos, os números só tendem a subir nos próximos anos.

A nova pesquisa da GfK mostrou que o Brasil segue o mesmo caminho. A empresa sondou o desempenho do segmento nos últimos cinco anos e estima que em 2011 a venda de produtos e serviços de luxo aumentará 33% com relação ao ano anterior, chegando ao faturamento de US$ 11,9 bilhões, o equivalente a R$ 18 bilhões.

As entrevistas foram feitas através da internet com 79 empresas nacionais e internacionais. Entre elas, 61% afirma que fizeram uso de ações publicitárias em redes sociais. Das ferramentas mais utilizadas, o Facebook se destaca, recebendo 98% da divulgação das marcas, o Twitter segue em segundo lugar, com 71% e, por fim, o Orkut, com 13%.

Mas o que movimenta o mercado de luxo? Segundo 39% dos consumidores os principais motivos são o glamour e a tradição das marcas. Outros fatores que os clientes consideram relevantes para adquirir um item de luxo são a exclusividade e o atendimento personalizado. Entre as marcas mais citadas, destaque para a empresa francesa Louis Vuitton e a brasileira H. Stern.

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