Aperte os cintos!

Aperte os cintos!

Equipe MegaCurioso

Com certeza você tem no guarda-roupa várias calças que vestem muito bem e, na etiqueta, elas não trazem o mesmo número. E isso acontece com mais frequência do que se possa imaginar. Mas não deveriam ser todas iguais? Muitas mulheres se fizeram esta mesma pergunta e após observar, medir e comparar várias marcas e modelos chegaram a conclusão de que as empresas variam incrivelmente o tamanho de produção das peças.

Uma destas pesquisas foi feita nos Estados Unidos e comparou calças de sete marcas diferentes, todas com etiquetas que indicavam o tamanho 36, que corresponde a 36 polegadas de cintura (pouco mais que 90 cm). Comparando os dados obtidos foi possível concluir que nenhuma das calças tinha exatamente 36 polegadas – elas variavam entre 37 a 41 polegadas (de 93 cm a 104 cm). Ou seja, a diferença é de mais de 10 cm em peças que, teoricamente, têm o mesmo tamanho.

E, como você já sabe, aqui no Brasil a situação não é diferente. Considerando a frustração das clientes e a grande ocorrência de trocas que se dão por causa da falta de padronização dos tamanhos, a ABNT – que regula as normas no país – propôs a renovação dos padrões nacionais de medidas. A criação das medidas de vestuário foi feita em 1995 e nunca mais foi atualizada. Mas os números determinados pela ABNT são apenas para referência, as empresas não têm obrigação de seguir à risca as medidas estabelecidas.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.