Estudo relaciona baixo autocontrole e compras inconsequentes ao uso da rede social

13/11/2012 às 11:201 min de leitura

Crédito: AHMAD FAIZAL YAHYA / Shutterstock.com

Ainda estamos na metade do mês e você já está com cartão de crédito estourado e quase nenhum dinheiro na conta bancária? De acordo com um estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, o Facebook é um dos grandes culpados pelos seus problemas financeiros.

A conclusão, segundo os professores Andrew Stephen e Keith Wilcox, que organizaram a pesquisa, é que o uso de redes sociais como o Facebook pode aumentar a autoestima (ao contrário do que diz outro estudo) e diminuir o autocontrole das pessoas, alterando também o processo de tomada de decisão.

As coincidências nas respostas levaram a um perfil em comum: quem é mais viciado na rede social costuma fazer mais compras, a maioria sem pensar se realmente precisa do objeto adquirido – incluindo comida, fazendo com que a pessoa também engorde.

O estudo começou com uma enquete online envolvendo 541 norte-americanos cadastrados na rede social. As perguntas englobavam hábitos sociais, situação financeira, atividades físicas e quanto tempo do dia era gasto no Facebook. Em seguida, outra etapa fez um teste prático: os voluntários navegaram pelo site por alguns minutos (apenas para ativar o tal baixo autocontrole) e participaram de um leilão online. Os maiores lances foram de quem usava mais a rede social.

Fonte: LifeInc

Via Tecmundo

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: