Enquanto você dorme, seu corpo faz estas 19 atividades

18/06/2019 às 09:004 min de leitura

1 – Sua temperatura corporal diminui

Giphy

Isso acontece porque a maioria dos nossos músculos ficam inativos durante o sono e, por consequência, gastamos menos calorias, o que faz com que a temperatura do corpo diminua – por isso é comum ficarmos com mais frio à noite. Outra curiosidade bacana: nosso corpo atinge a temperatura mais baixa às 2h30.

2 – Os olhos se movimentam

Giphy

Funciona assim: nos primeiros níveis de sono, os olhos giram e depois, quando o sono é profundo, eles se comprimem. Tudo isso sem que o dorminhoco em questão perceba.

3 – Seu corpo pode se mexer

Giphy

A chamada mioclonia noturna faz com que a pessoa tenha movimentos involuntários de braços e pernas – às vezes esses movimentos são tão intensos que o sono chega a ser interrompido.

4 – A pele se regenera

Giphy

A superfície da nossa pele é coberta de células mortas que vão caindo ao longo do dia. À noite, enquanto dormimos, a velocidade da taxa metabólica da pele fica mais acelerada, fazendo com que mais células sejam produzidas e com que a quebra de proteínas diminua – como as proteínas são fundamentais para que os danos na pele sejam reparados, dormir bem significa acordar com uma pele melhor.

5 – O cérebro se livra de informações inúteis

Giphy

Somos bombardeados com as mais diversas informações durante o dia, e à noite tudo isso é filtrado pelo nosso cérebro – até mesmo porque não seria saudável se lembrar de cada detalhe do que chega à nossa mente ao longo da vida.

6 – A garganta fica mais fechada

Giphy

Diferente dos músculos que são paralisados durante a noite, a musculatura do pescoço continua ativa, para que possamos respirar normalmente. A diferença é que a musculatura ao redor da garganta fica mais estreita mesmo, o que pode ter um lado negativo: o ronco.

7 – Hormônios são liberados aos montes

Giphy

O sono de ondas lentas tem uma função bem importante: a de liberar hormônios do crescimento, que são fundamentais para a reprodução celular e também para a regeneração celular. Quando dormimos, liberamos também a prolactina, que tem como função regular nosso sistema imunológico.

8 – Aliás, seu sistema imunológico fica a todo o vapor

Giphy

A falta de sono prejudica o funcionamento do sistema fisiológico feito para nos defender de infecções – só para você ter ideia, pessoas que tomam a vacina contra a gripe e não dormem o suficiente na noite seguinte chegam a não criar os anticorpos necessários para a proteção contra o vírus.

9 – Perdemos peso

Giphy

Repare que estamos falando de peso corporal, não de gordura – são coisas diferentes. É que durante o sono nosso corpo perde água através da transpiração e da respiração. Se você está tentando emagrecer, saiba que dormir bem é fundamental para ter sucesso na dieta, por causa da produção hormonal sobre a qual falamos mais cedo.

10 – As pessoas ficam mais altas

Giphy

Por mais bizarro que pareça, as pessoas podem acordar alguns centímetros mais altas do que estavam quando foram dormir. Isso acontece porque sua coluna se expande por não precisar aguentar a pressão do peso do seu corpo quando ele está em pé.

11 – A pressão arterial fica mais baixa

Giphy

Devido à baixa movimentação muscular e ao fato de o corpo estar em total repouso, a pressão sanguínea diminui consideravelmente durante o sono.

12 – Pode haver excitação sexual

Giphy

Tanto homens quanto mulheres podem ficar sexualmente excitados durante o sono, afinal o cérebro requer mais oxigênio enquanto dormimos – isso aumenta a circulação sanguínea em todo o corpo, inclusive na região genital. Aí já viu...

13 – Os sonhos acontecem

Giphy

De repente, você está em Paris fugindo de uma lhama azul que, na verdade, era o Michael Phelps, seu tio. Vocês começam a jogar xadrez e o cenário rapidamente se transforma naquele parquinho onde você brincava quando criança. Sua mãe pula de uma janela com um bolo de couve-flor em cima da cabeça, e no mesmo instante começa a chover chocolate derretido. Todos riem, menos a sua prima, que está lendo embaixo de um cogumelo gigante.

Ainda não se sabe ao certo por que nosso cérebro cria essas histórias surrealistas e dadaístas enquanto dormimos, apesar de todo o esforço da Psicanálise. O fato é que uma pessoa tem até cinco sonhos durante a noite – os sonhos geralmente ocorrem logo depois de dormirmos, quando o cérebro está mais ativo. Não existe quem não sonhe – a maioria das pessoas apenas não se lembra mesmo do que sonhou.

14 – O cérebro toma decisões

Giphy

O cérebro humano, totalmente complexo e inteligente, é capaz de processar informações e se preparar para tomar decisões, mesmo enquanto a pessoa está dormindo. A coisa é tão incrível e poderosa que o cérebro é capaz até mesmo de fazer conexões importantes e novas descobertas durante o sono.

15 – Você vira uma fábrica de puns

Giphy

Não é muito agradável descobrir isso, mas enquanto você dorme o seu esfíncter fica mais relaxado e, obviamente, os gases saem com mais facilidade do seu intestino. Para compensar, nosso senso de odor fica menor durante o sono, então nem sentimos o cheiro da coisa toda. Menos pior.

16 – Seu corpo faz um belo de um detox

Giphy

Enquanto estamos inconscientes e de olhinhos fechados, nosso corpo aproveita para se livrar de algumas toxinas e, dessa forma, dar uma boa rejuvenescida – é por isso que acordamos com uma cara boa depois de dormir bem. Agora se o sono não é de qualidade, esse processo não é efetivo, o que explica aquela aparência não muito agradável que sucede uma noite de insônia.

17 – Você acorda e não percebe

Giphy

É normal acordar diversas vezes durante o sono, mas esses momentos são tão curtinhos que a gente acaba nem percebendo – eles geralmente acontecem durante a troca de níveis de sono.

18 – Algumas pessoas ouvem o barulho de explosões durante o sono

Giphy

A assustadora Síndrome da Cabeça Explosiva é exatamente o que parece: a pessoa acorda achando que ouviu uma grande explosão – algo como o barulho de uma bomba explodindo ou de um revólver sendo disparado – ou tem a sensação de estar próxima a uma explosão quando está pegando no sono ou acordando.

19 – A tolerância à dor fica maior

Giphy

Isso acontece porque nosso corpo fica totalmente relaxado e paralisado durante o sono, então os nervos não recebem os sinais de dor com a mesma facilidade que recebem quando estamos acordados – é por esse mesmo motivo que não escutamos, enxergamos, sentimos cheiros e temos uma boa percepção tátil também.

*Publicado em 7/9/2016

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: