O que são aquelas 'estrelinhas' que vemos quando esfregamos os olhos?

12/08/2018 às 04:002 min de leitura

Certamente você já enxergou algumas manchas luminosas depois de ficar com os olhos vendados por muito tempo ou ainda quando esfregou os olhos com muita força por qualquer motivo. Pois saiba que essas “estrelinhas” que parecemos ver nessas e em muitas outras situações constituem um fenômeno descoberto há muito anos e que recebe o nome de fosfeno.

A palavra fosfeno foi cunhada pelo cirurgião JBH Savigny e se trata de uma derivação das palavras phos (que significa “luz”, em grego) e phainein (que significa “mostrar” no mesmo idioma). É importante não confundir o termo com fosfina (hidreto de fósforo), que é um gás tóxico e explosivo.

A origem das “estrelinhas” está na percepção da luz quando, de fato, há pouca ou nenhuma luz entrando nos olhos. Isso consiste em um fenômeno entóptico, ou seja, que acontece dentro dos olhos. Em outras palavras, a pressão estimula as células da retina que, por sua vez, fazem com que o cérebro acredite que você realmente está vendo a luz.

Fonte da imagem: Shutterstock

Isso acontece porque a pressão nos olhos acaba ativando as células ganglionares da retina de uma maneira muito semelhante com o que acontece quando elas respondem à luz. Os fosfenos são mais comuns quando fechamos as pálpebras com muita força ou quando esfregamos os olhos. Quando maior a pressão nos olhos, mais manchas luminosas você irá enxergar.

Porém, também é possível provocar esse fenômeno através de estímulos elétricos; campos magnéticos intensos; drogas alucinógenas (mas é importante não confundir os fosfenos com as alucinações, que acontecem no cérebro e não nos olhos); um espirro muito forte (que pode criar uma pressão extra na retina); pressão baixa (que costuma acontecer quando levantamos muito rapidamente); exposição à radiação; meditação; privação visual prolongada; efeitos colaterais de certos medicamentos e algumas doenças que atingem a retina e os nervos.

Ufa! Acho que deu para entender que esse fenômeno é muito mais comum do que parece, não é mesmo?! E você, caro leitor, em que situações você costuma ver “estrelinhas”?

*Publicado originalmente em 27/01/2014.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: