publicidade

Novo recorde? Dentistas extraem 232 dentes de adolescente indiano

24/07/2014 às 07:222 min de leitura

Como você sabe, um ser humano adulto — normalmente — conta com 32 dentes divididos entre a maxila e a mandíbula. No entanto, de acordo com a BBC, uma equipe liderada pela dentista indiana Sunanda Dhiware extraiu nada menos do que 232 dentes de um adolescente de 17 anos chamado Ashik Gavai. Isso mesmo, caro leitor, 232 dentes!

Se os seus sisos já “apontaram”, então você sabe que o processo pode ser bem incômodo e dolorido, e com frequência eles precisam ser extraídos por estar empurrando os demais dentes. Assim, quando Ashik procurou ajuda reclamando de dor e inchaço em sua mandíbula — cerca de 18 meses antes de passar pela cirurgia —, os dentistas pensaram que se tratava de mais um caso corriqueiro envolvendo o danado do siso.

Contudo, os profissionais do vilarejo onde Ashik vive não conseguiam encontrar a causa do problema, e o encaminharam para um hospital de Mumbai. Lá ele foi recebido pela equipe de Sunanda Dhiware, que em um primeiro momento também não conseguiu encontrar a causa do estranho inchaço na boca do rapaz com exames regulares. Foi então que, durante a cirurgia, os dentistas encontraram centenas de dentinhos de diversos tamanhos.

Condição incomum

Ashik foi diagnosticado com um problema chamado odontoma composto e complexo, um tumor benigno que causa o crescimento anormal da dentina e do esmalte, resultando no surgimento de uma quantidade excessiva de estruturas semelhantes a dentes. Essa condição é considerada rara e, no caso do adolescente, a quantidade de dentinhos extraídos provavelmente é um novo recorde.

A cirurgia para retirar todos os 232 dentes durou sete horas, e a equipe extraiu estruturas com dimensões que variavam do tamanho de pequenas sementes de mostarda a bolinhas de gude. Os dentistas também tiraram o molar afetado pelo odontoma. Segundo Sunanda Dhiware, em 30 anos de profissão, ela jamais havia se deparado com um caso tão incomum.

Até onde a cirurgiã tem conhecimento, a maior quantidade de dentes que já foram extraídos por conta da mesma condição de Ashik era de 37, embora Dhiware precise consultar a literatura médica para confirmar que os 232 dentinhos são um novo recorde mundial. Já o adolescente indiano saiu da cirurgia com um total de 28 dentes na boca, a quantidade normal após a remoção dos sisos.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: