7 remédios caseiros que realmente funcionam

29/09/2017 às 04:002 min de leitura

Nossas mães e avós costumam ser especialistas nesses remédios caseiros que operam pequenos milagres. Logicamente, não são soluções para doenças sérias, mas certamente podem resolver um problema simples ou dar uma ajudinha em caso de emergência.

Para aproveitar os benefícios dos remédios caseiros, basta abrir os armários, a geladeira ou correr até o quintal e você encontrará facilmente os ingredientes necessários para acabar com o chulé ou dar um fim na azia, por exemplo.

Vale lembrar que essas receitas podem ajudar, mas não substituem o acompanhamento médico quando necessário. Confira alguns remédios caseiros e compartilhe conosco caso você conheça mais alternativas para solucionar problemas como esses.

1) Enxaguante bucal

As versões tradicionais dos enxaguantes bucais que contém álcool são uma ótima opção para combater problemas nos pés. Para prevenir fungos, micoses e outros tipos de incômodo, mergulhe os pés no líquido de uma a duas vezes por semana.

2) Vinagre de maçã

Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock

O vinagre serve como um ótimo remédio para diferentes problemas. Por ter propriedades antibióticas, o ingrediente pode ser usado para aliviar dores de garganta, combater diarreias de origem bacteriana e até remover manchas dos dentes. Além disso, existem algumas receitas caseiras:

  • Se você está com o nariz entupido, beba uma colher de chá de vinagre diluída em um copo de água. A mistura ajuda a descongestionar as vias;
  • Se você tem câimbras durante a noite, misture duas colheres de sopa de vinagre e um pouco de mel em um copo de água e beba para diminuir os sintomas;
  • Se você for picado por uma vespa, aplique um pouco de vinagre sobre a região para neutralizar as toxinas.

3) Aloe vera

A aloe vera, também conhecida como babosa, é uma planta bastante conhecida por recuperar a saúde da pele e dos cabelos. Além disso, existem aqueles que usam o suco das folhas da planta como um remédio caseiro para a constipação. Mais uma vez, vale lembrar que esse método é alternativo e não tem evidências científicas que comprovem a segurança de seu uso como laxativo.

A comunidade científica, inclusive, divide suas opiniões e existe um estudo britânico que comprovou que o gel da planta pode amenizar doenças do intestino, assim como um estudo americano de dois anos mostrou que o consumo regular da planta fez surgir câncer em ratos. Se apresentar os sintomas e ficar na dúvida, sempre procure um médico.

4) Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um dos melhores remédios caseiros para combater azia. Quando a queimação bater, misture algumas colherinhas do ingrediente na água e beba. A substância também serve para diminuir os efeitos em caso de ferroada de abelha. Se você for picado, aplique no local uma mistura de bicarbonato de sódio e água depois de retirar o ferrão.

5) Mel

Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock

O mel tem propriedades antibacterianas que ajudam a limpar e curar pequenos machucados. Isso porque o ingrediente retira a água das células das bactérias e a combina com açúcares naturais para formar peróxido de hidrogênio. Assim, as bactérias são exterminadas através da desidratação.

6) Vodka

Se o seu problema é chulé, um pouco de vodka pode ser a solução. Esfregue a bebida nos pés para eliminar as bactérias e evitar que o mau cheiro volte. E saiba que, quanto maior o teor alcoólico da vodka, melhor será o resultado.

7) Chá preto

Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock

O chá preto pode ajudar você a não ficar com a pele queimada depois de se expor ao sol. Isso porque os taninos presentes na erva têm o poder de aliviar a pele, acelerar a recuperação e reduzir a descamação. Para aproveitar esses benefícios, prepare um chá preto concentrado e deixe em infusão por bastante tempo para obter um líquido quase preto. Espere esfriar bem e aplique o chá nas áreas queimadas.

*Publicado em 28/11/2013

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: