Você sabia que nós, brasileiros, temos uma Estátua da Liberdade oficial?
2.936
Compartilhamentos

Você sabia que nós, brasileiros, temos uma Estátua da Liberdade oficial?

Último Vídeo

Quando pensamos em um monumento que represente o Brasil, imediatamente vem à nossa cabeça o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, eleito uma das novas sete maravilhas do mundo em 2007. E quando pensamos em um marco da cidade de Nova York? Sem dúvida alguma, o que figura é a Estátua da Liberdade, construída na Ilha da Liberdade.

Mas você sabia que nós, brasileiros, também temos uma Estátua da Liberdade? É claro que não da mesma dimensão que a original, mas ainda assim original, já que foi feita pelo mesmo escultor que criou o famoso monumento norte-americano. Toda produzida em bronze, ela se encontra hoje no bairro histórico de Jaraguá, em Maceió, Alagoas.

Uma de três

Frédéric Auguste Bartholdi, autor da estátua que hoje é cartão postal de Nova York, criou apenas três exemplares idênticos do seu monumento, todos eles produzidos com os mesmos materiais. Um deles, medindo cerca de 46 metros e pesando mais ou menos 24.635 toneladas, é o principal, aquele que se encontra hoje na cidade americana.

Das outras duas também assinadas por Bartholdi, uma foi enviada para a cidade de Paris, na França. A outra, primeiramente foi enviada para o Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. Porém, devido à grande amizade do escultor francês com o pintor alagoano Rosalvo Ribeiro, a estátua foi transferida para Maceió.

Hoje, existem réplicas espalhadas por todas as partes do mundo, mas somente essas três foram feitas pelas mãos de Bartholdi. Uma cópia da Estátua da Liberdade se encontra na cidade do Rio de Janeiro, mas ela é uma homenagem ao escultor francês. Ela também não foi produzida em bronze (como os monumentos oficiais), mas sim em liga de níquel.

A história da Estátua da Liberdade brasileira

Como foi dito, o protótipo original foi enviado entre os séculos 19 e 20 para a Praça dos 18, que está localizada no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. Não se sabe se como presente para o pintor alagoano Rosalvo Ribeiro ou como troca de peças de arte entre os artistas, ela foi transferida para a cidade de Maceió, Alagoas, onde fez uma verdadeira peregrinação.

Primeiramente, ela foi para a Praça Dois Leões e, em 1918, sendo deslocada para um pedestal no lugar que hoje abriga o Museu da Imagem e do Som de Alagoas — MISA. No ano de 1939, novamente ela foi mudada agora para a Praça do Centenário, no bairro do Farol. Em 1956, o lugar foi ocupado por uma estátua do general Góes Monteiro, e ela foi levada novamente.

Dessa vez, para uma pequena praça recém-construída entre os bairros de Jaraguá e Pajuçara. Então, nos anos 90, a Estátua da Liberdade brasileira voltou para o local de origem, em um pedestal próximo ao MISA, onde está até hoje e pode ser visitada por qualquer pessoa que se interesse pela história do monumento e da cidade.

Situação precária

Porém, as autoridades brasileiras parecem não dar muita atenção para a Estátua da Liberdade enviada por Frédéric Bartholdi para o nosso país, pois ela se encontra hoje em situação de abandono. Segundo o jornalista Maikel Marques, atualmente ela jaz enferrujada em seu pedestal e é ignorada pelos alagoanos e turistas que passam pela praça.

O monumento está esquecido e maltratado pelo tempo em um local habitado por muitos usuários de drogas, como crack, maconha e cocaína, motivo pelo qual as pessoas desistem de visitar o local e conhecer a estátua e sua história. Isso é realmente uma pena, já que todos os símbolos históricos do país atribuem um grande conhecimento às pessoas.

Curiosidades sobre a Estátua da Liberdade

Você sabia que...

... a Estátua da Liberdade — em inglês: The Statue of Liberty e, em francês: Statue de la Liberté — tem como nome oficial “A Liberdade Iluminando o Mundo” — inglês: Liberty Enlightening the World; francês: La Liberté Éclairant le Monde?

... ela foi um gesto de amizade da França para com os Estados Unidos?

... para desenvolvê-la, Bartholdi contou com a ajuda do francês Gustave Eiffel, mesmo engenheiro da Torre Eiffel, marco de Paris?

... a Estátua da Liberdade foi baseada no monumento Colosso de Rodes, estátua de Hélio (deus do sol na mitologia grega), uma das sete maravilhas do mundo antigo?

... o povo francês foi quem arrecadou os fundos necessários para que Frédéric Bartholdi pudesse começar a trabalhar na estátua de dimensões colossais?

... essa matéria foi uma sugestão da leitora Ivine Honorato? Obrigada, Ivine. E continue nos acompanhando! Se você tem alguma sugestão, envie para a gente!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.