7 comportamentos comuns que são considerados rudes em alguns países

09/04/2015 às 10:162 min de leitura

Quando você viaja para outro país, acaba imergindo em uma cultura completamente distinta daquela com a qual está acostumado e, nesse sentido, é sempre bom tomar uma dose extra de cuidado para não acabar sendo agressivo ao reproduzir comportamentos que podem ser comuns no Brasil, mas que alguns países consideram rudes. Fique atento:

1 – Dar gorjeta

Ainda que dar gorjeta não seja algo tão comum no Brasil – nos EUA é quase uma obrigação –, no Japão o gesto é considerado rude. Por lá, um serviço de qualidade é esperado sem que o cliente tenha que dar qualquer tipo de contribuição financeira para isso. Quem não reclama de um dinheirinho extra por lá são os profissionais que trabalham com turismo no país.

2 – Assoviar

Se um dia for ao Haiti, cuidado com os assovios. Lá, assoviar é o tipo de coisa tão grosseira que o conselho é “não faça na frente dos mais velhos, pelo menos”.

3 – Gargalhar

Pois é. Não interessa se a piada foi muito boa, no Japão as pessoas consideram deselegante e rude quem ri e mostra os dentes “como fazem os cavalos”. Além do mais, é considerado falta de educação rir despreocupadamente.

4 – Chegar no horário

Não que o brasileiro tenha muita noção com relação a horários, mas na Argentina é literalmente esperado que você se atrase em algumas ocasiões, como quando alguém prepara um jantar para os amigos. Se o horário marcado é às 18h, é melhor não ter pressa e chegar alguns minutos mais tarde.

5 – Abrir o presente logo depois de recebê-lo

É seu aniversário, você está feliz da vida e seu amigo chegou na festinha com um presente em mãos. No Brasil, tudo bem escancarar a curiosidade e abrir logo o pacote, agora na China e na Índia, isso é considerado algo extremamente sem classe e feio. Por lá, a ideia é receber o presente, guardar o pacote e só abrir depois, sem ninguém por perto.

6 – Assoar o nariz em público

Não importa se é gripe, se é crise alérgica, se é rinite. No Japão, o esperado é que a pessoa assoe seu nariz apenas no banheiro. A tradução literal de “congestão nasal” do japonês é “lixo do nariz”, só para você ter ideia do quanto eles acham nojento ver alguém assoando o nariz em público.

7 – Colocar as mãos no bolso enquanto conversa com alguém

Certa vez Bill Gates cumprimentou com um aperto de mão a sul-coreana Park Geun-hye enquanto mantinha a outra mão no bolso. O resultado? Antipatia imediata, afinal o gesto aparentemente inofensivo é considerado extremamente rude na Coréia do Sul – e não há perdão para ninguém, pelo visto. Na dúvida, mãos para fora do bolso!

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: