10 tendências mostradas na Semana de Moda de Milão

03/10/2012 às 16:344 min de leitura

Bottega Veneta nas passarelas da Semana de Moda de Milão.
Fonte: Getty Images

A temporada de moda do verão 2013 já está quase se encerrando, então este é o momento de revisitarmos os desfiles para verificar quais são as tendências que as grifes revelaram para a próxima estação. Depois de ficar por dentro os destaques de Nova York e Londres, chegou a vez de conferirmos o que as passarelas de Milão reservam para o período mais quente do ano.

A capital italiana da moda recebeu grandes grifes internacionais entre os dias 19 e 25 de setembro. Nas passarelas, se apresentaram nomes consagrados como Giorgio Armani, Roberto Cavalli, Dolce & Gabbana e muitos outros. Mais uma vez, confirmamos alguns estilos que já apareceram em outras capitais, sem deixar, é claro, de ter novidades.

Confira a seguir dez tendências mostradas na Semana de Moda de Milão que prometem estar em alta no verão 2013.

1. Armações que roubam a cena

Marni, Dolce & Gabbana e Fendi.
Fonte: Getty Images

Os óculos de sol são acessórios indispensáveis para o verão. Na próxima temporada, mais do que proteger os olhos, os óculos prometem ganhar status graças às armações inusitadas que surgem maiores e cheias de detalhes. O tamanho oversized que já havia sido notado em outros desfiles também aparece em Milão, confirmando a tendência.

Roberto Cavalli e Prada.
Fonte: Getty Images

Para complementar os acessórios, o contraste de cores foi a escolha da Dolce & Gabbana e da Marni ao criar seus óculos. A Fendi, que leva a assinatura de Karl Lagerfeld, aproveitou as cores e investiu também em um formato geométrico. Já o recurso de grifes como Roberto Cavalli e Prada foi o uso de aplicações e detalhes elaborados, como flores, folhagens e escalas musicais.

2. Branco total

Roberto Cavalli, Emilio Pucci e Missoni.
Fonte: Getty Images

Em dias de calor intenso, as peças brancas são a melhor alternativa. Então, para quem não abre mão do conforto sob o sol, os looks em branco total estão liberados, conforme mostrado nas apresentações de grifes como Missoni, Emilio Pucci, Salvatore Ferragamo e Roberto Cavalli.

Para incrementar a produção sem perder a leveza do branco, os tecidos translúcidos são ideais. A suavidade e transparência permite criar looks frescos e vaporosos. Os acabamentos texturizados também são uma ótima alternativa, pois deixam calças, camisas, casacos e vestidos mais sofisticados, fazendo com que o branco total também possa ser usado à noite.

3. Conjuntinhos

Bottega Veneta, Roberto Cavalli, Dolce & Gabbana, Giorgio Armani e Gucci.
Fonte: Getty Images

Mais uma vez, a tendência é combinar. Calça e camisa, top e saia, vestido e casaco – não importa o tipo das peças desde que as cores e estampas estejam de acordo. Nos desfiles, tivemos os florais da Bottega Veneta, os abstratos de Roberto Cavalli, os ricos desenhos de Dolce & Gabbana, as referências cósmicas de Giorgio Armani e os elementos naturais da Gucci.

4. Florais

Bottega Veneta, Dolce & Gabbana e Moschino.
Fonte: Getty Images

As estampas florais são femininas e permitem criar diferentes estilos de look, por isso costumam figurar entre as tendências da temporada mais quente do ano. Para o verão 2013, os florais ganham uma cara nova e aparecem também nos acessórios, como no caso da bolsa apresentada pela Moschino. Outras grifes que investiram em uma releitura dos florais foram a Prada, a Dolce & Gabbana e a Bottega Veneta.

5. Lenços nos cabelos

Max Mara, Dolce & Gabbana e Giorgio Armani.
Fonte: Getty Images

Os lenços que apareceram no pescoço ou amarrados na cintura em outras semanas de moda viraram acessório de cabelo nas passarelas de Milão. E tem para todos os gostos: a versão esportiva da Max Mara foi confeccionada em tom neutro, o toque elegante da Dolce & Gabbana é rico em cores e detalhes e o discreto lencinho de Giorgio Armani segue as cores e acabamentos da roupa para criar uma produção mais luxuosa.

6. Maxiacessórios

Dolce & Gabbana, DSquared2, Emporio Armani e Gucci.
Fonte: Getty Images

Assim como os óculos aumentaram de tamanho, colares, brincos e pulseiras também ganharam proporções para o verão 2013. Coloridos, os suntuosos brincos da Dolce & Gabbana chegaram na altura dos ombros. Os colares e pulseiras da DSquared2 abusaram do brilho e apareceram com acabamentos dourados e aplicação de cristais e pérolas. A Emporio Armani escolheu materiais naturais para criar seus brincos em tamanho grande. Por fim, a Gucci investiu na coordenação de cores entre as roupas e os acessórios sem deixar de apresentar peças chamativas.

7. Minibolsas

Blumarine, Roberto Cavalli, DSquared2 e Fendi.
Fonte: Getty Images

Vimos em outros desfiles grifes que apresentaram bolsas de todos os tamanhos. A tendência se repetiu em Milão, mas com um diferencial. Enquanto Londres e Nova York apostaram em clutches e pastas para o verão 2013, as minibolsas de diferentes formatos dominaram as passarelas italianas. Os acessórios de tamanho reduzido apareceram nos desfiles da Blumarine, com um acabamento ricamente detalhado; de Roberto Cavalli, metálica e presa ao braço; da DSquared2, como miniaturas de bolsas tradicionais e com alças exuberantes e da Fendi, colorida e com formato de cubo.

8. Orientalismo

Emilio Pucci, Emporio Armani e Prada.
Fonte: Getty Images

O perfume asiático tomou conta das apresentações em Milão foi traduzido em peças com modelagens complexas que lembravam origamis e casacos com amarrações, como uma referência direta aos quimonos. A Etro, a Emporio Armani e a Emilio Pucci caíram no gosto do orientalismo, mas foi a Prada que realmente trouxe um pedacinho da Ásia para sua coleção de verão 2013. As estampas de flores de cerejeira e uma releitura dos tamanquinhos de madeira que foram acompanhados de meias coloridas e metálicas com divisões nos dedos foram alguns dos elementos que mostraram que Miuccia Prada explorou ao máximo sua inspiração.

9. Salto decorado

Fendi e Dolce & Gabbana.
Fonte: Reprodução/style.com

Os saltos grossos que dominaram as passarelas nova-iorquinas voltaram a aparecer em Milão. A novidade é que os estilistas que se apresentaram na Itália preferiram dar um passo além e exibiram saltos ricamente decorados com aplicações, entalhes ou desenhos fundidos na própria peça.

Bottega Veneta e Prada.
Fonte: Getty Images

A Bottega Veneta aproveitou as flores e borboletas da coleção para adornar o salto grosso e pesado de sua meia pata. Já a Dolce & Gabbana apresentou anabelas complexas com saltos entalhados com os mesmos motivos da coleção. A Fendi investiu em uma atitude mais marcante e optou pela aplicação de spikes coloridos em todo o comprimento do salto. Para finalizar, o espaço livre dos tamanquinhos de madeira modernos da Prada também ganharam a aplicação de flores e entraram no clima do verão.

10. Shape sessentinha

Emporio Armani, Moschino e Gucci.
Fonte: Getty Images

Tudo indica que modelagem em A é a nova queridinha da estação. Com linhas retas e equilibradas, a silhueta de perfume retrô ganha um toque moderno para a próxima temporada. Enquanto as passarelas de outras capitais valorizaram as saias e vestidos nessa modelagem, em Milão o corte também apareceu em casacos e jaquetas nas passarelas da Moschino, Emporio Armani, Gucci e Missoni.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: