Os destaques da 30ª edição da Casa de Criadores

19/12/2011 às 16:135 min de leitura

Looks de Fernando Cozendey. Fonte: Agência Fotosite

O verão mal chegou e, nos eventos de moda, a preocupação é o que irá compor as coleções de inverno 2012. Inspirados nos dias frios que estão por vir, os estilistas da 30ª edição da Casa de Criadores apresentaram as tendências no Cine Joia, que fica na Liberdade, em São Paulo.

Os designers trouxeram para a passarela tecidos metalizados, aplicações em cristais e tachas, franjas, formas marcadas e até mesmo ilusões de ótica, graças aos modelos de Fernando Cozendey, que era uma das apresentações mais esperadas do evento.

Confira os destaques dos três dias de desfiles e prepare o guarda-roupa para a estação fria.

Primeiro dia

Fonte: Agência Fotosite

O desfile de Fernando Cozendey, um dos mais esperados dessa edição da Casa dos Criadores, abriu o evento e não decepcionou o público. Os looks (que fazem parte do Projeto Lab) eram baseados na ilusão de ótica, com modelos desenhados em tecido elástico. Assim, foi possível identificar nos traços botões, coletes, costuras e gravatas bem coladas ao corpo.

Fonte: Agência Fotosite

Na apresentação seguinte, de Luiz Leite, o branco invadiu a passarela e mostrou que promete continuar em alta no próximo inverno. A cor apareceu em todos os looks masculinos, que são formados por capas e casacos sete oitavos, assim como nos acessórios.

Fonte: Agência Fotosite

O terceiro desfile foi o de Gabriela Sakate, que investiu em modelos estruturados, com formas retas desenvolvidas em tecido metalizado. A cartela de cores incluiu o preto e o dourado e houve espaço, ainda, para recortes com transparências.

Fonte: Agência Fotosite

Um dos nomes mais consagrados do evento, o designer de sapatos Fernando Pires apresentou uma sofisticada linha para se despedir do line up oficial da Casa de Criadores. Os calçados altíssimos eram formados por aplicações de pérolas, cristais, franjas e penas. A estampa de píton não ficou de fora, assim como o acrílico.

Fonte: Agência Fotosite

Ale Brito também desfilou sua linha de inverno 2012 no primeiro dia. As jaquetas de couro metalizado predominaram na passarela, inspiradas no estilo minimalista do rock dos anos 1990. Algumas texturas que chamaram a atenção dos fashionistas foram criadas com o uso de cordas trabalhadas por baixo do couro.

Fonte: Agência Fotosite

Na sequência, a Juss levou a moda masculina para a passarela, com looks compostos por misturas de estampas e um toque vintage. A inspiração para a coleção veio de artistas como Jean Paul Gould e Louise de Boudoir.

Fonte: Agência Fotosite

A linha de Ronaldo Silvestre levou à passarela texturas variadas e detalhes formados por zíperes, tachinhas e fivelas. A cartela de cores inclui tons pastel, além do preto típico do inverno e do branco, que estará em alta.

Fonte: Agência Fotosite

O estreante no line up oficial, Mark Greiner, preparou uma coleção conceitual, inspirada na liberdade do poder e na relação estabelecida entre governantes e governados. Para representar o primeiro grupo, vestidos longos suntuosos que cobriam, inclusive, os cabelos. Já para o segundo grupo, os looks incluíam casacos largos com misturas de cores e texturas.

Fonte: Agência Fotosite

Walério Araújo encerrou as apresentações do primeiro dia da Casa de Criadores com uma coleção de vestidos marcada pelo contraste. O desfile começou com modelos de silhuetas próximas ao corpo, com estilo dos anos 1920 e cores sóbrias, como o chumbo e o preto. Em seguida, a passarela foi tomada por volumosos vestidos formados por tules de tonalidades flúor intensas, como o laranja e o amarelo.

Segundo dia

Fonte: Agência Fotosite

O segundo dia do evento começou com a apresentação de Jonathan Gurgel, do Projeto Lab. Para o inverno, o estilista apostou em looks com misturas de estampas e materiais. Assim, foi possível conferir apliques de franjas e mescla de cores intensas em visuais que dificilmente serão encontrados nas ruas.

Fonte: Agência Fotosite

Em seguida, o universo infantil invadiu a passarela com a linha de inverno da Spirodiro, que apostou em super-heróis mirins com capas e rostos pintados para mostrar sua coleção. Joelheiras e a mistura de tons claros e fortes marcaram as peças que consideram as crianças como elas realmente são.

Fonte: Agência Fotosite

Juliana Moryia, vencedora do reality show de moda da MTV, foi a terceira designer a se apresentar. Para o inverno, ela investiu em uma coleção que, para muitos, é digna das semanas fashion internacionais. A aposta é a silhueta alongada, com saias e vestidos longos fluidos desenvolvidos em tecidos de qualidade, além do couro. No desfile, foi possível conferir a preocupação da estilista com os acessórios e make, que complementavam os looks.

Fonte: Agência Fotosite

Na sequência foi possível conferir a linha masculina da O.sorio, planejada por Ana Paula Osório e que faz parte do Projeto Lab. As peças, que seguem o foco da alfaiataria, tinham como diferencial pequenos cortes, que pareciam ter sido feitos com navalha, e exibiam outros tecidos por baixo das peças. Havia opções de calças, bermudas, blazers e camisas formados por uma cartela de cores escura.

Fonte: Agência Fotosite

O desfile seguinte foi de Karin Feller, que deu contornos jovens a peças consideradas tradicionais. Por isso, foi possível conferir a presenças de babados e correntes em vestidos curtos clássicos pretos, além da transformação de blazers em cardigans com amarração. Houve espaço ainda para listras, bolinhas e pied coq.

Fonte: Agência Fotosite

A coleção de Weider Silveiro foi a próxima a entrar na passarela com inspirações variadas, como punk, androginia, Helmut Newton e cigarros. Para muitos, essa foi a melhor linha do designer já apresentada da Casa de Criadores, com direito a um apelo comercial das peças, que são formadas por aplicações de tachas, transparências e tecidos envernizados.

Fonte: Agência Fotosite

A apresentação seguinte foi a da Top Hat, a marca de Alexandre Bucci que é especializada em customização de motos e carros. Por isso, não é surpresa que a coleção da grife tenha pegada urbana, com muito jeans e camisas, combinados com jaquetas de couro e beisebol.

Fonte: Agência Fotosite

Danilo Costa também levou suas tendências para o inverno no segundo dia da Casa de Criadores. Sua coleção é formada por looks para homens e mulheres, com inspiração lúdica que tem toques de ingenuidade. O resultado foi modelos de alfaiataria ajustados ao corpo para eles, com direito a mistura de estampas de bichos e plantas que ajudaram a compor a cartela de cores fresca. Em contrapartida, para elas, as peças são delicadas, com estamparia lavada e vestidos leves e cinturados.

Fonte: Agência Fotosite

Por fim, a Der Metropol encerrou as apresentações da data com a coleção masculina desenvolvida por Mário Francisco, que é professor do Senac São Paulo. As tendências incluíram casacos acolchoados feitos em estampas de borboletas e recortes. Houve espaço também para bermudas e calças de tonalidades fortes, como o vermelho e o laranja.

Terceiro dia

Fonte: Agência Fotosite

O terceiro dia da edição de inverno 2012 da Casa de Criadores começou com os desfiles dos participantes do Ponto Zero, um concurso planejado pelas faculdades de moda com o intuito de descobrir novos talentos. Os vencedores, Isadora Zendron e Lucas Devitte, terão a oportunidade de mostrar sua coleção no line up oficial da próxima temporada do evento.

Fonte: Agência Fotosite

Em seguida, veio a apresentação de Rober Dognani, que levou à passarela vestidos de festa sofisticados, que mesclavam a estética medieval com elementos futuristas. Um dos diferenciais foi o uso do tecido lurex de seda, para fazer referência às malhas de metal utilizadas sob as armaduras. Cetim e couro também não ficaram de fora dos modelos femininos desenvolvidos nos comprimentos mídi e longo. A cartela de cores era variada, composta por vermelho, marrom, vinho, preto, prata e dourado.

Fonte: Agência Fotosite

A estreante Jacinto apresentou uma coleção com silhuetas ovaladas, vestidos evasê de comprimento mídi e calças cigarretes. A inspiração surgiu da mistura do folk europeu com elementos das obras de Oscar Niemeyer. A paleta de cores era sóbria, com tonalidades terrosas, preto e branco.

Fonte: Agência Fotosite

Na sequência, a coleção de Jadson Ranieri entrou na passarela formada por peças de alfaiataria com opções para homens e mulheres. Os looks são ajustados ao corpo e desenvolvidos em tecidos como lã, veludo e malhas.

Fonte: Agência Fotosite

Arnaldo Ventura se destacou com um desfile que trouxe o clima do Oriente (com direito a tambores japoneses) para o Cine Joia. A coleção feminina e masculina é formada por 27 looks com opções de saias, vestidos, casacos, paletós e calças diferenciadas por seus volumes. A estamparia retratava a junção da tradição e da inovação, misturando florais orientais com imagens que lembravam as placas dos computadores.

Fonte: Agência Fotosite

Para encerrar o evento, a Sumemo, marca do skatista Alex Poisé, preparou um desfile badalado, que incluiu a presença de celebridades e a apresentação ao vivo de uma banda de rock. Assim, Julia Petit, Alex Atala e Dudu Bertolini surgiram na passarela com os looks de estampas de caveiras e píton, desenvolvidas com tule, jeans e couro.

Esse último, ao que parece, deverá ser o must have para os dias frios e marcou presença em todos os desfiles do evento. Por isso, vale reservar um espaço do closet para jaquetas e até calças.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: