Dia do Amigo: a importância de ter um BFF e dicas de como manter a amizade

20/07/2017 às 10:092 min de leitura

Celebrar a amizade nunca é demais! Desde o século passado, várias entidades e empresas ao redor do mundo tentaram estipular datas para isso – a empresa Hallmark, especializa em cartões comemorativos, queria que fosse em 2 de agosto, que é próximo ao início das férias de verão nos Estados Unidos.

Em 1958, a tentativa de universalizar uma data partiu do Paraguai! Entretanto, apenas em 2011 que as Nações Unidas estipularam que o data 30 de julho seria conhecida como o Dia Internacional da Amizade, por mais que alguns países, como a Índia, prefiram comemorá-lo em outras ocasiões.

A importância da amizade

Aristóteles, que viveu na Grécia entre 384 e 322 a.C., foi um dos mais importantes pensadores da humanidade e falou sobre o poder da amizade: “Na pobreza e em outros infortúnios da vida, os verdadeiros amigos são nosso refúgio seguro”. Hoje em dia, entretanto, muitos se esquecem do poder que os BFFs (sigla da internet para “Best Friends Forever”, ou “Amigos Para Sempre”, em inglês) possuem.

Tom Rath, diretor da Gallup, escreveu um livro em que ele trata justamente sobre a importância dos amigos em nossas vidas. Segundo ele, se o seu melhor amigo possuir hábitos de vida saudáveis, existe uma chance cinco vezes maior de você também acompanhar essa rotina. Já no ambiente de trabalho, existe apenas uma chance em 12 de você se empenhar caso você não tenha amigo nenhum – entretanto, se o seu melhor amigo também trabalhar contigo, existe sete vezes mais chances de você produzir mais e melhor.

Hoje em dia, porém, não é tão “fácil” manter uma amizade. Você procura constantemente seus melhores amigos? Quantos companheiros você deixou que a rotina do dia a dia afastasse? Por não cair nessas armadilhas e nem terminar seus dias solitários, anote 5 dicas para manter seus brothers sempre por perto:

1. Mantenha o apreço

Às vezes, ficamos tanto tempo ao lado de nossos amigos que nos esquecemos de mostrar os motivos pelos quais a amizade começou. Retribua favores, faça agradecimentos espontâneos, demonstre carinho e gratidão e sempre o lembre da importância de tê-lo ao seu lado.

2. Demonstre interesse

Lembre-se: a amizade é uma via de mão dupla, isto é, assim como seu amigo deve te ouvir, você também deve fazer o mesmo. Escute seu amigo sempre que ele precisar, aprecie suas atividades, como esportes ou artes, e esteja sempre interessado na sua vida.

3. Conquiste a confiança

Confiança é algo que se constrói com o tempo, mas que pode sumir em questão de segundos. Por isso, nunca quebre esse elo tão valioso e jamais minta para o seu amigo – mesmo que isso possa ser difícil em algumas situações. Outro detalhe: saiba guardar os segredos!

4. Esteja presente nos momentos bons e principalmente nos ruins

Sair para baladas, curtir a formatura e frequentar os aniversários são alguns dos melhores momentos para aproveitar as amizades, mas é nas horas difíceis que realmente descobrimos quem está do nosso lado. Portanto, sempre estenda a mão e o colo quando seu amigo estiver precisando.

5. Mantenha contato

Quem não é visto não é lembrado, como já diz o ditado. As amizades podem sobreviver a longas distâncias desde que ambas as partes estejam dispostas a estar sempre em contato. Por isso, mande um recadinho, faça um telefonema, apareça de surpresa e tente com que a chama da amizade nunca se apague.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: