Você sabia que as cigarras não cantam até explodir?

23/07/2019 às 11:001 min de leitura

Isso mesmo, caro leitor! Ao contrário do que muita gente pensa, as cigarras não cantam até explodir. O que acontece é o processo de transição de ninfa para a fase adulta. Ficou curioso para entender como ele funciona? Então, leia a seguir e descubra como essa transformação ocorre.

Metamorfose

A cigarra é um inseto de metamorfose incompleta, um processo que, na Biologia, se chama hemimetabolismo e consiste na transição ovo → ninfa → inseto → adulto. Dependendo da espécie de cigarra, as ninfas podem viver na terra de um a 17 anos, se alimentando da seiva de raízes de plantas. Após esse período de suas vidas, elas cavam túneis, sobem nas árvores e passam por uma metamorfose, a ecdise, se tornando adultas e prontas para o acasalamento!

Para evitar seus predadores, as ninfas esperam até a noite chegar para sair pelos túneis. Em seguida, elas procuram a primeira superfície vertical que encontram, seja ela uma árvore ou uma parede. A escalada é longa e cansativa para as bichinhas, que chegam a subir até dois metros de altura. Depois de esperar algum tempo, surge uma fenda em suas costas, e é por ela que a cigarra adulta irá sair.

Cigarra passando por eclise(Wikimedia Commons/T. Nathan Mundhenk)

Quando a cigarra sobe para se transformar, ela ainda se encontra em formato de ninfa, com sua casca (exoesqueleto duro). Depois do processo se completar, somente resta para trás aquela famosa casquinha, com uma rachadura na parte superior. Ela é a responsável pelo famoso mito de que a cigarra canta até explodir. Mesmo após a ecdise, a casca permanece presa onde a cigarra passou pela metamorfose, dando, assim, a impressão de que o animal morreu no local.

Confira agora algumas imagens de uma cigarra passando pela ecdise! 

Cigarra(Izalete Tavares) 

Cigarra(Izalete Tavares) 

Cigarra(Izalete Tavares)

Cigarra(Izalete Tavares)

Cigarra(Izalete Tavares)

*Texto e imagens de autoria da nossa leitora Izalete Tavares.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: