publicidade

9 truques que todos deveriam conhecer para usar melhor o PC e a internet

18/02/2018 às 10:003 min de leitura

Se você trabalha ou passa muito tempo na frente do computador, sabe que quase sempre existe um atalho para fazer as coisas de maneira mais prática e rápida. O problema é que, com tantos programas diferentes e usando sistemas operacionais com tantos detalhes e possibilidades, nem sempre a gente guarda todos os truques na memória. Por isso, listamos 9 dicas que todos deveriam conhecer para usar melhor o PC e a internet – todos simples, mas ao mesmo tempo muito úteis. Confira:

1) Mova uma janela para qualquer lado da tela ou para outro monitor (exclusiva para Windows)

Aperte a tecla Windows junto de uma das setas (esquerdacimabaixo ou direita) para indicar para qual lado da tela você quer direcionar a janela que está ativa no momento. 

Se a intenção for mandar a janela para outro monitor, faça a seguinte combinação: Windows + Shift + esquerdacimabaixo ou direita, de acordo com o movimento que quiser fazer.

2) Arraste um arquivo para fazer uma cópia

Se quiser economizar alguns cliques na hora de fazer a cópia de um arquivo no Mac, aperte a tecla Alt e na sequência clique e arraste o arquivo. No Windows, use a combinação Control + clique sobre o arquivo e então é só arrastar.

3) Abra de volta uma aba que fechou por engano

Se você tiver fechado uma aba que deveria ter permanecido aberta, fique tranquilo. O jeito mais fácil de tê-la de volta é usando a seguinte combinação: Control (ou Command, no Mac) + Shift + T.

4) Repita o último comando do Excel usando uma única tecla

No Excel, a tecla F4 permite repetir o último comando executado numa tabela. Digamos, por exemplo, que você tenha acabado de alterar a cor de uma célula. Selecione a próxima e digite F4 para repetir o efeito no restante dos espaços onde precisar fazer essa alteração.

5) Pause um vídeo no YouTube com apenas um clique, ou volte/avance 10 segundos

Você já deve saber que basta apertar a barra de espaço para pausar um vídeo no YouTube, mas a dica só funciona se você já tiver clicado no vídeo antes. Do contrário, o efeito da barra de espaço vai ser o de rolar a tela para baixo. Para evitar isso, prefira a tecla K, que pausa ou retoma o vídeo independentemente de já ter clicado antes na tela. 

Já a tecla J volta o vídeo em 10 segundos, enquanto o K avança na mesma proporção.

6) Abra qualquer link numa nova aba com apenas um clique

Se tiver um mouse com scroll, aquela rodinha para rolar a tela de navegação, tente clicar com ela sobre um link qualquer. Por padrão, esse terceiro botão do mouse permite abrir links em abas novas, mas, dependendo do modelo do seu mouse, talvez você precise reconfigurar essa definição.

7) Libere espaço no Drive deletando e-mails pesados no Gmail

O espaço de armazenamento da sua conta Google é compartilhado entre o Drive, o Google Fotos e o Gmail. Se você usa esses serviços e tem pouco espaço disponível, saiba que é possível deletar e-mails com anexos pesados de um jeito fácil, liberando espaço para aproveitar melhor o Drive ou o Fotos.

No campo de buscas do Gmail, pesquise larger:50MB, por exemplo, para localizar mensagens com anexos cujos arquivos tenham mais de 50MB. Delete o que não for mais necessário.

O mesmo funciona caso você queira localizar arquivos inferiores a um determinado valor. Nesse caso, use smaller:50MB no campo de buscas. Altere o valor numérico de acordo com suas necessidades.

8) Limpe o cache do browser em questão de segundos

Quando estiver com o navegador aberto, use o atalho Control (Command, no Mac) + Shift + R para recarregar a página aberta e, de quebra, limpar o cache.

9) Ajuste o zoom do seu navegador

Não sabe se o zoom do navegador está desajustado? Use estes comandos para ajustá-lo:

Control (ou Command, no Mac) e a tecla + para aumentar o zoom;

Control (ou Command, no Mac) e a tecla - para diminuir o zoom;

Control (ou Command, no Mac) e a tecla 0 para devolver o zoom para o padrão.

E você, conhece algum truque extra? Compartilhe com a gente nos comentários!

9 truques que todos deveriam conhecer para usar melhor o PC e a internet via TecMundo

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: