15 fatos sobre Genghis Khan, um dos maiores conquistadores da História

15/03/2018 às 13:313 min de leitura

Se você é fã de História e se interessa sobre os Grandes Impérios que já existiram, então sabe que Genghis Khan está entre os maiores conquistadores de todos os tempos. Ele estabeleceu o maior império em área contígua de que sem notícia que, em seu apogeu, chegou a ocupar um território de mais de 30 milhões de quilômetros quadrados. Veja como foi sua expansão desde a sua fundação, em 1206:

Império Mongol(Wikimedia Commons/Astrokey44 )

O Império Mongol começou a cair em declínio após a morte de Genghis Khan, em 1227, e acabou se desintegrando em meados do século 14. No entanto, é claro que apenas um líder implacável e à frente de uma força militar brutal poderia ter chegado tão longe e conquistado tudo o que Genghis Khan conquistou — e a seguir você pode conferir uma seleção de curiosidades sobre esse tenaz personagem:

1 – Genghis Khan tinha apenas 20 e poucos anos quando reuniu uma série de tribos mongóis e se tornou seu líder.

2 – Originalmente, seu nome era Temujin — que, em mongol, significa “ferreiro”. E ele só foi adotar o nome Genghis Khan quando tinha por volta de 40 anos de idade.

3 – Genghis era um cara que era melhor não contrariar... Certa vez, ele ordenou a morte de uma família real inteira porque os integrantes se recusaram a fornecer a ele mais exércitos para uma campanha de guerra.

Mausoléu de Genghis Khan(China Tour Advisors)

4 – Segundo os registros históricos que existem sobre Genghis Khan, ele teve cerca de 500 esposas — a maioria dada (sim, dada) a ele por rivais em sinal de paz.

5 – Apesar de ser implacável com seus inimigos, Genghis Khan sempre oferecia a eles a oportunidade de que eles se entregassem pacífica e voluntariamente antes de atacar.

6 – Calcula-se que o exército mongol contava com um contingente de 150 mil soldados — com uma cavalaria de 80 mil homens.

Genghis Khan(China Tour Advisors)

7 – Os arqueiros que compunham seu exército eram capazes de disparar flechas montados em seus cavalos correndo a toda velocidade — e podiam fazer isso com precisão apontando para frente e girando sobre o próprio corpo para lançar flechas para trás.

8 – Estima-se que durante a expansão de seu império Genghis Khan e seu exército tenha matado mais de 40 milhões de pessoas na Ásia e Europa.

9 – Uma das táticas usadas por Genghis Khan era a de buscar os melhores e mais fortes soldados de seus inimigos e trazê-los para o seu exército.

Estátua de Genghis Khan(Mental_Floss)

10 – Dizem que durante uma batalha travada contra a tribo Taijut, no comecinho do século 13, Genghis Khan foi derrubado de seu cavalo depois de ser atingido por uma flecha. Seu exército venceu a batalha e capturou todos os soldados inimigos, e o líder mongol exigiu que o responsável pelo ferimento fosse encontrado.

11 – Impressionado com a habilidade e coragem do homem, Genghis Khan o converteu em oficial em seu bando. O arqueiro acabou ficando conhecido como Jebe — ou “flecha” — e se tornou um dos maiores comandantes do exército mongol.

12 – Genghis Khan isentava os pobres de pagar impostos, permitia que seus súditos praticassem a religião que quisessem e encorajava a alfabetização de todos. Por conta disso, muitas pessoas se uniram ao seu império voluntariamente.

Genghis Khan(History Collection)

13 – De acordo com os relatos de Marco Polo, o explorador e mercador italiano, Genghis Khan morreu em decorrência de um ferimento de flecha em um de seus joelhos.

14 – Até hoje, Genghis Khan é considerado um dos maiores heróis da cultura mongol e seu rosto pode ser encontrado em toda classe de coisas — de cédulas de dinheiro a selos, passando por ilustrações e rótulos de produtos diversos (como de bebidas alcóolicas, por exemplo).

15 – Embora existam muitas reproduções de Genghis Khan, ninguém sabe como era a sua aparência de verdade. De qualquer forma, os registros históricos indicam que ele era alto e tinha barba longa.

***

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: