Drops Históricos #001: sua dose semanal de História aqui no Mega!

26/03/2018 às 12:515 min de leitura

Mega Curioso está lançando uma nova coluna que vai mostrar os principais fatos que ocorreram durante a semana ao longo da história. Aqui, não importa se o evento se passou há 200 anos ou apenas dois: o que vale é a importância dele para nossa civilização.

Dessa forma, você ficará informado sobre os principais fatos da humanidade, incluindo descobertas da ciência, a conquista do espaço, o início ou fim de guerras, colonizações, além de marcos do progresso de nossa espécie e da vida de pessoas importantes. Confira!

26/03

1707 – Ratificado o Tratado de União, que criou o Reino da Grã-Bretanha

O tratado aboliu a União das Coroas (que mantinha um mesmo monarca para Inglaterra e Escócia, embora ainda fossem estados separados) e a independência do Reino da Inglaterra e do Reino da Escócia, em favor de um novo Estado que veio a se chamar Reino da Grã-Bretanha. O País de Gales já havia sido anexado à Inglaterra no século XVI, e a Irlanda se juntaria ao grupo somente em 1800.

1991 – Assinado o Tratado de Assunção, que criou o Mercosul

Bandeiras dos países-membros(Flickr/Concillería del Ecuador)

O Mercado Comum do Sul é uma organização formada inicialmente por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, configurada em uma união aduaneira, na qual há livre-comércio entre os países-membros. A Venezuela entrou no bloco em 2012, mas está suspensa no momento por não cumprir as diretrizes. A Bolívia, desde 2015, está em processo de adesão.

1995 – Entrou em vigor o Acordo de Schengen sobre livre circulação de pessoas em alguns países da União Europeia e outros signatários

O Acordo abrange 30 países, incluindo todos os integrantes da União Europeia (exceto Irlanda e Reino Unido) e três países que não são membros da EU (IslândiaNoruega e Suíça). Cidadãos estrangeiros que ingressam como turistas ou obtêm visto de longo prazo podem circular livremente no interior do espaço.

Morreu neste dia…

1827 – Ludwig van Beethoven, compositor alemão

Beethoven foi um compositor alemão, considerado um dos pilares da música ocidental pelo incontestável desenvolvimento da linguagem e do conteúdo musical de suas obras. Ele é visto como um dos compositores mais respeitados e influentes de todos os tempos. O músico trabalhava em uma nova sinfonia quando morreu em Viena, na Áustria, aos 56 anos de idade.

27/03

1513 – Data em que Juan Ponce de León avistou a América do Norte pela primeira vez pensando se tratar de uma ilha

Ponce de León(Famous Biographies)

León esteve presente na segunda expedição à América liderada por Cristóvão Colombo. Ele foi incentivado a explorar novas regiões ao norte da República Dominicana quando avistou terra e acreditou se tratar de uma ilha. León a batizou de “La Florida” (hoje o estado da Flórida), em reconhecimento à paisagem verdejante.

Morreu neste dia…

1968 – Yuri Gagarin, cosmonauta soviético

Foi o primeiro ser humano a viajar pelo espaço, em 12 de abril de 1961, a bordo da Vostok 1. Ele completou uma órbita ao redor do planeta em 108 minutos e a uma altura de 315 km, em um voo totalmente automatizado.

28/03

1944 – Criado o Departamento de Polícia Federal do Brasil

Polícia Federal Brasileira(YouTube/Brazil Graphics)

Polícia Federal teve origem na Polícia Civil do Distrito Federal (atual Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro), quando esta passou a se chamar Departamento Federal de Segurança Pública em 1944. Com a transferência da capital brasileira, a sede mudou de cidade, e o órgão fundiu-se com a Guarda Especial de Brasília. Somente em 1967 passou a ser conhecida pelo nome atual.

Morreu neste dia…

1941 – Virginia Woolf, escritora britânica

Além de escritora, Virginia foi ensaísta e editora, conhecida como uma das mais proeminentes figuras do modernismo. Estreou na literatura em 1915, com o romance “The Voyage Out”, que abriu o caminho para a sua carreira, sendo a primeira de uma série de obras notáveis. Morreu em 1941, tendo cometido suicídio.

29/03  

1549 – Fundação de Salvador, primeira capital do Brasil

Neste dia, chegaram pela Ponta do Padrão, na Barra, Tomé de Sousa e uma comitiva com seis embarcações, com ordem do rei de Portugal de fundar uma cidade-fortaleza chamada de “São Salvador”. “A cidade já surge estruturada. Salvador não nasce de um passado, mas de um projeto de futuro que era construir o Brasil", analisa o escritor Antônio Risério.

30/01

1867 – Os EUA concluíram a compra do Alasca

Paisagem do Alasca(University of Alaska Achorage/Institute for Circumpolar Health Studies)

A Guerra da Crimeia, que ocorreu entre 1853 e 1856, debilitou muito a economia da Rússia. O então secretário de Estado estadunidense, William H. Seward, propôs a compra do Alasca. Muitos eram contra por acharem a região imprestável. O Congresso dos Estados Unidos acabou por aprovar a compra em 1867 pelo valor de 7,2 milhões de dólares, ou 5 centavos por hectare.

Nasceu neste dia…

1853 – Vincent van Gogh

Van Gogh foi um pintor holandês, considerado uma das figuras mais famosas e influentes da arte ocidental. Seu trabalho consiste em mais de 2 mil obras, incluindo 860 pinturas a óleo, a maioria criada nos seus dois últimos anos de vida. Suas obras abrangem paisagens, naturezas-mortas, retratos e autorretratos caracterizados por cores dramáticas e vibrantes.

31/03

1889 – A Torre Eiffel foi inaugurada em Paris por seu arquiteto, Gustave Eiffel

A Torre Eiffel, batizada assim em homenagem ao seu projetista e engenheiro Gustavo Eiffel, ainda é o edifício mais alto de Paris e o monumento pago mais visitado do mundo. Ela foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889 e permaneceu como estrutura mais alta do mundo até a construção do Chrysler Building em Nova York, em 1930.

1964 – O Golpe Militar de 1964, no Brasil, derrubou o então presidente, João Goulart, e deu início ao regime militar

Presidente João Goulart(Wikimedia Commons/Governo do Brasil - Galeria de Presidentes/Domínio Público)

Com a renúncia de Jânio Quadros em 1961, João Goulart (Jango) assumiu a presidência do Brasil – um homem que defendeu medidas consideradas de esquerda para a política brasileira. Em março de 1964, Jango realizou um discurso inflamado defendendo a reforma agrária e a nacionalização de refinarias estrangeiras de petróleo. Esse foi o estopim do golpe, que culminou na deposição do presidente.

Nasceu neste dia…

1596 – René Descartes, matemático e filósofo francês

René Descartes é considerado o fundador da filosofia e da matemática moderna, além de um dos pensadores mais importantes e influentes da história do pensamento ocidental. Obteve reconhecimento matemático ao sugerir a fusão da álgebra com a geometria e foi uma das figuras-chaves na Revolução Científica.

Morreu neste dia…

1727 – Isaac Newton, matemático e físico britânico

Retrato de Sir Isaac Newton(Wikimedia Commons/Godfrey Kneller/Domínio Público)

Além de matemático e físico, Newton foi astrônomo, alquimista, filósofo, teólogo e cientista. Sua obra “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural” é considerada uma das mais influentes da História, descrevendo a lei da gravitação universal e as três leis de Newton (que fundamentaram a mecânica clássica).

01/04

1939 – Terminou a Guerra Civil Espanhola e começou a ditadura franquista.

Guerra Civil espanhola deixou como saldo 1 milhão de mortos e serviu de demonstração do poder bélico que a Itália e a Alemanha estavam preparando para a Segunda Guerra Mundial. Francisco Franco passou a ser Chefe de Estado com o fim da guerra e a vitória dos autodenominados nacionalistas até 1975. Estima-se que 100 mil pessoas tenham desaparecido durante seu regime.

2002 – Os Países Baixos tornam-se o primeiro país a legalizar a eutanásia

Holanda foi o primeiro país europeu a legalizar e regulamentar a prática da eutanásia, em abril de 2002, dando contornos legais a uma prática que já era tolerada. A legislação holandesa determina que comete crime quem matar alguém a pedido do próprio, mas isenta desta condenação o ato cometido por médico que cumpra as exigências legais. 

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: