Conheça 8 casos do Efeito Mandela

23/05/2018 às 13:093 min de leitura

Como todos sabemos, Nelson Mandela morreu enquanto estava na prisão nos anos 80. Correto? Na verdade, não. Ele morreu em 5 de dezembro de 2013, devido a complicações em seu sistema respiratório. Apesar disso, muita gente acreditava que ele tinha falecido há muito tempo. Esse tipo de equívoco é mais comum do que imaginamos, e o fenômeno recebeu o nome de Efeito Mandela.

O termo foi criado pela estudiosa de paranormalidade Fiona Broome e define uma situação em que muitas pessoas dizem lembrar de um fato que não ocorreu, ou aconteceu de forma diferente. Veja abaixo se você também se confundiu em algum desses oito casos:

8. Morte de Nelson Mandela

1

Essa é uma das mais comuns, tanto que deu nome ao fenômeno. Nelson Mandela lutou durante toda sua vida contra o Apartheid na África do Sul, sendo também presidente do país de 1994 a 1999. Ele morreu recentemente, em 2013, mas muitas pessoas dizem lembrar claramente de sua morte nos anos 80, quando foi preso. Algumas até afirmam ter visto a transmissão do funeral na televisão.

7. Canonização de Madre Teresa de Calcutá

2

A famosa freira católica foi muito popular e teve grande influência em décadas passadas. Ela morreu em 1997, devido a uma insuficiência cardíaca, e foi canonizada somente 19 anos depois. Mas algumas pessoas lembram de ela ter sido elevada a santa nos anos 90, enquanto ainda estava viva! Existe até quem aponte que o papa responsável pelo processo foi João Paulo II.

6. We Are the Champions do Queen

A famosa canção, tocada exaustivamente em momentos de vitória, é bem conhecida da maioria das pessoas. Todos que já ouviram sabem que, no final, Freddie Mercury canta: “No time for losers, ‘cause we are the champions... of the world!”. Correto? Ele até canta essa parte, mas no meio da música, sendo que no final o “of the world” fica de fora. A versão do vídeo acima mostra isso, e a do álbum também termina assim.

5. A frase de Darth Vader

Star Wars sempre foi uma franquia famosa, mas nos últimos anos a popularidade aumentou bastante com os novos lançamentos da série. “O Império Contra-Ataca” foi o segundo dos três filmes que deram origem à saga. É nele que aparece a luta entre Luke Skywalker e Darth Vader, em que a famosa frase “Luke, I am your father” é dita. Correto? Mais ou menos. Na conversa, que ocorre após o herói da trilogia ter seu braço decepado, as palavras exatas são “No, I am your father”.

4. Perna do C-3PO

3

Mais um caso de engano em filmes da franquia. Em “Uma Nova Esperança”, o carismático robô aparece com uma perna prateada, enquanto todos juram que ele sempre foi totalmente dourado.

3. Oscar do Leonardo DiCaprio

4

Após anos de expectativas, Leonardo DiCaprio ganhou finalmente a sua estatueta em 2016, mas muitas pessoas acreditavam que o prêmio já tinha sido creditado a ele há um tempão. Não à toa, quando ele realmente ganhou, a internet foi à loucura.

2. Rabo do Pikachu

5

Pokémon foi uma febre nas décadas de 90 e 2000. Quem cresceu nessa época com certeza sabe quem é o Pikachu, e que a ponta de seu rabo é preta. Correto? Olhe a foto acima e tire suas conclusões, mas não se sinta mal, pois esse é um engano que muita gente comete.

1. Frase da bruxa em Branca de Neve

Outro famoso desenho, que fez parte da infância de muito mais pessoas, “Branca de Neve e os Sete Anões” também tem uma clássica cena que sofreu o Efeito Mandela. Quando a bruxa conversa com seu espelho, bastante gente se lembra de ouvi-la falar “Espelho, espelho meu. Quem é mais bela do que eu?”, quando, na verdade, ela diz “fala, mágico espelho meu, quem é mais bela do que eu?”.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: