Hora do aquecimento: confira 15 curiosidades aleatórias sobre a Costa Rica

20/06/2018 às 07:003 min de leitura

Depois de empatar com a Suíça no último domingo, dia 17, o próximo adversário da Seleção Brasileira é o time da Costa Rica, país da América Central com pouco menos de 5 milhões de habitantes. Esta é a quinta vez que a equipe se qualifica para disputar o mundial de futebol — as participações anteriores aconteceram em 1990, 2002, 2006 e 2014 —, e os costarriquenhos nunca venceram partidas contra o Brasil, tendência que certamente os brasileiros torcerão para que se mantenha.

Mas, até que o jogo aconteça — na próxima sexta-feira, dia 22, às 9 da manhã —, que tal conhecer os nossos oponentes um pouquinho melhor através desta seleção de curiosidades aleatórias sobre a Costa Rica? Confira:

1 – O animal nacional da Costa Rica é o veado-de-cauda-branca — Odocoileus virginianus —, uma criatura que pode ser encontrada desde o sul do Canadá até o norte do Brasil.

2 – Sabia que a Costa Rica não possui Forças Armadas — apenas uma força militar limitada?

3 – A Costa Rica se tornou o primeiro país da América Latina a banir a caçada como esporte, em 2012.

Costa Rica(Dirt Orcas)

4 – A Intel possui uma fábrica de microprocessadores na Costa Rica — e ela, sozinha, é responsável por quase 5% do PIB do país.

5 – Em 2010, a Nicarágua invadiu a Costa Rica acidentalmente. O motivo? Um erro no Google Maps!

6 – Na Costa Rica existe um santuário imenso para cães abandonados chamado “Territorio de Zaguates” onde os visitantes podem passear e fazer trilhas na companhia dos animais.

Praia costarriquenha(South America Travel Guide)

7 – Sabia que todas as igrejas católicas da Costa Rica foram construídas de forma que elas fiquem voltadas para o oeste?

8 – O café é um assunto sério para os costarriquenhos, tanto que, para se tornar um degustador profissional por lá, é necessário concluir cinco anos de estudos para que os “provadores” sejam considerados qualificados para diferenciar todos os aromas e nuances da bebida.

Floresta costarriquenha(World Travel Guide)

9 – A Costa Rica serve de lar para um quarto de todas as espécies de beija-flor que existem no mundo. Aliás, o país abriga uma biodiversidade exuberante, com mais de 1,2 mil espécies de orquídeas, mais de 34 mil espécies de insetos, 130 espécies de peixes de água-doce, mais de 160 de anfíbios, mais de 200 de mamíferos, 850 de aves, e mais de mil espécies de borboletas.

10 – Curiosamente, existe um “país” dentro da Costa Rica! Apesar de ele não ser reconhecido oficialmente pelo governo local, nem pela Organização das Nações Unidas, ele tem nome — República de Airrecú —, bandeira, hino nacional, uma população estimada em 5 mil habitantes, e foi fundado em 1995.

Cratera na Costa Rica(Traveler Marriott/Getty Images)

11 – Os costarriquenhos chamam uns aos outros de ticos (para os rapazes) e ticas (para as moças).

12 – A Costa Rica possui quase 1,3 mil quilômetros de costa, com praias no Pacífico e no Mar do Caribe, e mais de 25% do território nacional corresponde a reservas naturais, parques e santuários.

Vulcão na Costa RicaVulcão Arena (CIA)

13 – Existem mais de 120 formações vulcânicas na Costa Rica, e sete delas são ativas. Aliás, o vulcão Arenal está entre os 10 mais ativos do mundo, e o Poas tem a segunda maior cratera do planeta, com mais de 1,5 quilômetro de diâmetro.

14 – A Costa Rica tem uma área total de 51,1 mil quilômetros quadrados e é dividida em sete províncias, chamadas San José, Alajuela, Heredia, Cartago, Guanacaste, Puntarenas e Limón.

15 – O idioma oficial na Costa Rica é o espanhol, mas uma boa parcela da população bilíngue — sendo o inglês a segunda língua mais comum no país, devido ao grande número de turistas que os costarriquenhos recebem.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: