A Guerra do Balde: quando 2 cidades italianas se mataram por birra

14/09/2018 às 13:041 min de leitura

Os motivos para cidades e países entrarem em guerra são inúmeros, mas na maioria das vezes é por estupidez. Aqui no Mega, mostramos uma lista com conflitos que aconteceram por motivos insanos, como uma bebedeira ou a morte de um porquinho. Nessa lista faltou, porém, a Guerra do Balde de Carvalho, travada entre as cidades italianas de Bolonha e de Modena no ano de 1325.

Na época, ambas as cidades-estados viviam em conflito. Porém, soldados modoneses invadiram Bolonha e roubaram um balde de carvalho que era usado para pegar água bem no centro da cidade. Foi o suficiente para ferver o kissuco: os bolonheses ficaram p. da vida e partiram para a guerra, enviando 30 mil soldados e 2 mil cavaleiros para reaver o tal balde, que não tinha nada de especial além de ser um balde.

Os soldados de Modena estavam em total desvantagem: quando souberam dos atacantes, conseguiram reunir apenas 5 mil homens e 2 mil cavaleiros para o conflito. Milagrosamente, os modoneses conseguiram vencer a guerra, mas não se contentaram com a vitória. Eles decidiram perseguir e humilhar os bolonheses que fugiram para sua cidade em busca de abrigo.

balde

O exército modonês conseguiu destruir uma pequena barragem que desviava água para Bolonha e deixou os rivais sem acesso ao líquido! Os soldados ainda tripudiaram dos derrotados organizando um pequeno campeonato esportivo perto de Bolonha e ainda roubaram OUTRO BALDE DOS CARAS! É mole?

Tempos depois, felizmente, ambas as cidades baixaram a guarda e acertaram os ponteiros, inclusive devolvendo artefatos roubados por ambos os exércitos. Os baldes, porém, nunca reapareceram, mas Modena mantém até hoje uma réplica em exposição para lembrar da Guerra do Balde de Carvalho, uma das mais loucas da história da Itália e que culminou na morte de cerca de 2 mil pessoas.

balde

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: