Prepare-se para sentir vertigem com estas corajosas cabras “alpinistas”!

25/09/2018 às 08:002 min de leitura

Você já ouviu falar de uma espécie de cabra conhecida como íbex-dos-alpes? Esses animais (Capra ibex) podem ser encontrados em regiões montanhosas dos Alpes e, no caso dos machos especificamente, os exemplares podem chegar a medir por volta de 1 metro de altura e pesar cerca de 100 quilos. Além disso, outras características marcantes dessas criaturas são seus enormes chifres curvados — que também podem chegar a medir perto de 1 metro — e sua impressionante habilidade como “alpinistas”.

Habilidade incomum

Tudo bem que os íbex-dos-alpes estão mais do que acostumados a perambular por terrenos acidentados e até escalar montanhas. Mas, como você poderá ver no vídeo a seguir — capturado pelo naturalista e fotógrafo Andrea Battisti, da Hybrid Wildlife —, essas cabras são capazes de se aventurar por locais que poucos humanos se atreveriam a encarar. Assista:

No clipe, de acordo com Lori Dorn, do site Laughing Squid, Andrea flagrou um grupo de íbex escalando o paredão — quase vertical! — de uma represa situada no Parque Natural do Vale de Antrona, na Itália, e é impossível não sentir vertigem ao ver as cabras em ação.

Segundo o naturalista, os animais não subiram pelo paredão só para se exibir, não! Na verdade, existem depósitos de sal ricos em nutrientes entre as pedras e, se você prestar atenção, vai notar que os íbex param algumas vezes durante a subida e descida para lamber o material.

O pessoal da National Geographic também visitou a represa para conferir as cabras alpinistas e, caso você tenha ficado curioso, o paredão mede quase 50 metros de altura! Conforme a explicação fornecida (no vídeo que você pode conferir abaixo), os íbex conseguem escalar os paredões graças aos seus cascos bifurcados e às “solas” de textura grossa e rugosa que ajudam as patas a se aderirem melhor à superfície das rochas. Veja:

Impressionante, né?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: