5 curiosidades históricas relacionadas ao Egito que talvez você não saiba

25/06/2019 às 10:002 min de leitura

1. Pedra benben

O monte Benben, segundo a mitologia egípcia, foi onde o deus criador Atum se sentou. Já as pedras benben são aquelas que ficam no topo das pirâmides. Essa da imagem abaixo ficava na pirâmide de Amenemhat III, o Templo da Fênix, e está exposta no Museu Egípcio de Cairo. As inscrições dizem algo como: “Abra seu rosto para o rei, para que ele possa ver o senhor do horizonte e possa cruzar o céu”.

antigo egito

2. Pelas barbas do faraó

O faraó Tutancâmon é um dos mais famosos da história egípcia, e sua máscara é uma das mais cobiçadas peças históricas em exposição no Cairo. Com idade aproximada de 3.300 anos, ela foi descoberta em 1925 após passar séculos no túmulo do faraó. Em 2014, funcionários do Museu Egípcio responsáveis pela limpeza acabaram quebrando a barba da máscara, mas, para disfarçar, usaram cola epóxi, algo que só piorou o resultado. A restauração durou mais de 1 ano.

antigo egito

3. Floresta do Saara

Todo mundo conhece o Saara, um dos desertos mais icônicos do mundo, mas você consegue imaginá-lo como uma floresta? Há cerca de 6 mil anos isso era uma realidade, com toda a região coberta por uma densa vegetação tropical. Mudanças climáticas radicais que ocorrem a cada 23 mil anos fizeram com que o lugar se transformasse no que é hoje em dia, mas, quem sabe o deserto ainda volte a florescer...

antigo egito

4. “Fast food” egípcio

A gente costuma ver representações dos faraós como serem magros e esbeltos, mas a realidade não é bem assim. Muitos deles estavam acima do peso por se alimentarem com as oferendas preparadas para as divindades egípcias, que incluíam uma quantidade muito grande de gordura saturada, pão e açúcar.

antigo egito

5. Eles andavam em jumentos

Os camelos passaram a ser usados como animais de carga apenas no final da dinastia egípcia. Durante muitos séculos, eram os jumentos os mais usados pela população de lá. Além disso, o próprio rio Nilo era uma rota de transporte, com a correnteza ajudando quem queria ir para o norte e os ventos soprando quem queria ir para o sul.

antigo egito

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: