80 anos de História e lutas separam estas fotos do Portão de Brandemburgo

11/12/2018 às 08:002 min de leitura

Você certamente já ouviu falar sobre o icônico Portão de Brandemburgo, não é mesmo? Situado em Berlim, na Alemanha, ele consiste em uma antiga porta de entrada para a cidade construída no século 18 e que funciona como uma espécie de Arco do Trinfo — como muitos que existem pela Europa. Veja uma foto:

Portão de Brandemburgo(Wikimedia Commons/Thomas Wolf)

Símbolo

Essa estrutura, como você viu na imagem acima, é coroada pela impressionante estátua de uma “quadriga” — uma biga puxada por quatro cavalos — conduzida por Irene, deusa grega da paz. Nem precisamos falar que o Portão de Brandemburgo foi palco de inúmeros eventos históricos, né? Foi para lá que, em janeiro de 1933, os nazistas se dirigiram para celebrar a ascensão de Adolf Hitler como Chanceler do Terceiro Reich e foi no topo dele que a bandeira soviética ficou hasteada de 1945 até 1957, depois que a Alemanha saiu derrotada da 2ª Guerra Mundial.

Também foi no Portão de Brandemburgo que, junho de 1987, o então presidente norte-americano Ronald Reagan fez um acalorado discurso pedindo que o portão (símbolo que dividia a Alemanha em duas) fosse aberto. E foi lá que mais de 100 mil pessoas, em 1989, celebraram a queda do Muro de Berlim e mais de 130 mil se reuniram para prestar homenagem às vítimas do massacre que aconteceu na boate Pulse, de Orlando, em 2016.

Enfim, esses foram alguns dos eventos que atraíram multidões ao Portão de Brandemburgo e, como você deve ter percebido, a grande maioria das manifestações ocorridas por lá tem cunho pacífico. Não à toa, o local se transformou em um dos monumentos mais importantes da Alemanha e um ícone associado à unificação do país e da Europa, bem como um símbolo da liberdade e tolerância. E a imagem a seguir, composta por duas fotos capturadas em um intervalo de apenas 80 anos, traduz exatamente isso. Confira:

Portão de Brandemburgo(Twisted Sifter/Reddit/simple163)

De acordo com o pessoal do site Twisted Sifter, a foto na parte superior da imagem foi registrada em 1938, e a gente nem precisa explicar o que estava acontecendo ali, né? Já a segunda foi capturada em 2018, durante uma celebração da comunidade judaica em Berlim. O contraste entre as duas é simplesmente impressionante.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: