Alguns fatos que talvez você não saiba sobre as Olimpíadas [vídeo]

06/02/2014 às 08:252 min de leitura

Os Jogos Olímpicos de Inverno começam hoje e o canal do YouTube AsapSCIENCE criou um vídeo especial, mostrando algumas curiosidades sobre as medalhas e os vencedores, tanto dos Jogos Olímpicos tradicionais quanto dos de inverno.

Por exemplo, você sabia que a medalha de ouro é, na verdade, de prata? O que a diferencia da medalha do segundo lugar é que a primeira é banhada em pelo menos seis gramas de ouro puro. Na verdade, foi no de 1912 que a última medalha de ouro sólido foi entregue. Já a medalha de bronze atual é feita de uma liga metálica composta principalmente de cobre, tendo um valor de apenas quatro dólares.

Confira abaixo o vídeo, que está em inglês, com mais curiosidades como essas. 

Outro fato interessante é que neste ano, nas Olimpíadas de Inverno da Rússia, quem ficar em primeiro lugar nas competições do dia 15 de fevereiro vai ganhar uma medalha de ouro cósmica! Isso mesmo! Cada medalha dessas terá um fragmento do meteorito que atingiu o país há exatamente um ano em Chelyabinsk.

Mas você sabia que nem sempre os primeiros lugares recebiam medalha de ouro? Nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896, em Atenas, os vencedores da primeira colocação recebiam medalhas de prata, juntamente com um ramo de oliveira. Já o vice-campeão ganhava uma medalha de bronze, sendo que o terceiro colocado não recebia nada além de felicitações.

Outra curiosidade é sobre a China, que também não recebeu nada nos Jogos Olímpicos por um longo período de tempo, sendo que a sua primeira medalha olímpica veio em 1984.

Doping e estatísticas

O vídeo do AsapSCIENCE também explica a origem da palavra ginásio, que vem do grego “gymnos” que significa “nu”. Por isso, nos antigos jogos os gregos competiam completamente nus — imaginem só!

Os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno oficiais aconteceram em Chamonix, na França, em 1924. Na edição de 1936, os jogos foram transmitidos pela primeira vez pela TV. Realizados em Berlim, na Alemanha, durante o regime nazista, os jogos foram mostrados em imagens em preto e branco um pouco nebulosas, mas já foram um sucesso para substituir a cobertura convencional do rádio.

O vídeo também informa qual o vencedor mais jovem e o mais velho que já ganhou uma competição dos Jogos Olímpicos. O mais jovem foi Dimitrios Lewd Russ, que foi premiado com a medalha de bronze na ginástica com 10 anos de idade. Já o mais velho foi Oscar Swan, que ganhou uma medalha de prata em prova de tiro com a idade de 72 anos.

A estreia do snowboard em um evento olímpico aconteceu nos jogos de Nagano, em 1998, e teve uma polêmica envolvendo doping com o canadense Ross Rebagliati, que ganhou a medalha de ouro, mas a perdeu no dia seguinte, pois foi constatado que havia indícios de THC no seu sangue. Atualmente, Ross continua no “ramo” e tem um negócio para o uso medicinal da maconha, um café chamado Ross’s Gold.

Por fim, o vídeo mostra o significado das cores olímpicas. Os cinco aros interligados sobre um fundo branco, nas cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho, representam a união dos cinco continentes.

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: