As águas dos jogos olímpicos no Rio ainda são um problema para os gringos

01/07/2016 às 21:192 min de leitura

Ok, a mídia internacional vem pegando pesado ultimamente com a situação do Brasil em sua preparação para as Olimpíadas, marcadas para começar daqui pouca mais de um mês. No entanto, especialmente no caso dos esportes aquáticos em ambientes abertos em lagoas e nas praias do Rio de Janeiro, a situação parece realmente feia.

Tão feia, na verdade, que a equipe norte-americana de remo revelou, na semana passada, que tentou criar uma roupa cheia de tecnologia, que continha materiais antimicrobianos para evitar a infecção por uma bactéria conhecida como “bactéria comedora de carne” ? além dos diversos patogênicos, vírus e outras bactérias já detectados nas águas. O problema é que nem isso funcionou, já que especialistas não tem certeza se a roupa eliminará o risco de forma eficiente e rápida o suficiente.

Um relatório divulgado no ano passado pela Associated Press mostrava que, em algumas medições, o índice de patogênicos relacionados a dejetos humanos era cerca de 1,7 milhão maior do que o considerado alarmante nos EUA e na Europa.

Barco na lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio

“Eles estarão mergulhando em águas com altíssimos níveis de patogênicos. O risco de infecção será bem alto”, explicou Katherine Mena, pesquisadora de doenças de origem aquática na UT-Houston School of Public Health. A questão é que o Governo do Rio de Janeiro e o Comitê Olímpico já admitiram que não conseguirão cumprir a meta de limpeza das águas que foi estabelecida quando o país se candidatou para sediar as Olimpíadas ? e um dos fatores decisivos para a vitória da cidade.

Vale lembrar que diversos atletas já se pronunciaram e comentaram sobre o medo de contrair outras doenças, como o vírus da Zika ? com alguns chegando até a congelar seu esperma para evitar complicações. Outros também já demonstraram interesse em boicotar os jogos olímpicos.

E aí, você acha que os norte-americanos estão exagerando e que não existe razão para tanto alarde ou realmente a situação está ruim? Deixe seu comentário!

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: